Política

Câmara de Palmares afasta prefeito Altair Bezerra por 90 dias

Relatório foi aprovado pelos parlamentares nesta terça-feira

Por 7Segundos, com Agências 27/02/2019 11h11
Câmara de Palmares afasta prefeito Altair Bezerra por 90 dias
Câmara de Palmares afasta prefeito Altair Bezerra por 90 dias - Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores do município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, afastou do cargo nesta terça-feira (26) o prefeito Altair Junior Bezerra da Silva (MDB), após conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades em relação a empréstimos consignados realizados pela prefeitura

Dos 15 vereadores de Palmares, o relatório foi aprovado por 13 votos (maioria absoluta), com abstenção do vereador João do Pial e o impedimento do vereador Luciano Júnior, por ser o relator da proposição.

Segundo o regimento interno, o prefeito afastado deve ser citado, e a decisão do afastamento publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Além do gestor também foi afastado do cargo o secretário de Finanças da Prefeitura de Palmares, Dgérson Clécio Pessoa de Melo.

Uma comissão começará os trabalhos de apuração das acusações ainda sem data definida. Se as irregularidades forem comprovadas será aberto o processo de cassação, se não ele retorna ao cargo de prefeito.

O vice-prefeito, Agenaldo Lessa assume durante o período dos 90 dias. A posse está marcada para ás 9h na sede da Câmara de Vereadores de Palmares.

O relatório de CPI da Câmara de Palmares que apurou indícios de irregularidades na gestão do prefeito, lido na noite da terça feira citou que o prefeito da cidade deixou de enviar documentos solicitados pela comissão. Altair Junior Bezerra da Silva deve recorrer da decisão.

Impeachement

A reunião também nomeou uma nova comissão para analisar o processo de impeachment do prefeito, formada pelos vereadores Antônio Almeida (presidente), Josias Pereira (relator) e José Reginaldo (membro).

Nova denúncia

Além da comissão que deve comandar o processo de impeachment, os parlamentares também aprovaram um novo requerimento de CPI, dessa vez de autoria da vereadora Ray do Quilombo (PSL). Essa nova investigação tem como base denúncias no âmbito dos esportes, especificamente relacionadas à Liga Palmarense.

A criação da comissão foi aprovada por 14 dos 15 parlamentares. A CPI também leva em consideração a suposta omissão do prefeito em apresentar documentos pedidos pela Câmara nesse contexto, nos últimos 40 dias. A prefeitura também não se pronunciou a respeito dessa nova denúncia dos vereadores.