Sacolas biodegradáveis e camisinhas serão distribuídas pelo projeto Nossa Praia
A equipe de educação ambiental do IMA estará nos litorais norte e sul para sensibilizar banhistas e foliões
A equipe de educação ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) leva as atividades do projeto Nossa Praia, na sexta-feira e sábado (1 e 2), para os litorais norte e sul do Estado. As ações de sensibilização dos banhistas e foliões acontecerão nas praias intensamente frequentadas durante o período de carnaval. Serão distribuídos milhares de materiais em seis diferentes locais.
Das 9h30 às 14h30 a equipe vai visitar as praias para interagir com os banhistas, entregar o material e conversar sobre a importância de acomodar o lixo de maneira correta e não jogar na areia e nem na água. Serão distribuídas oito mil sacolas biodegradáveis e 15 mil camisinhas.
Na sexta-feira a equipe estará no litoral sul, a atividade começa na Barra de São Miguel e segue para a praia do Francês, em Marechal Deodoro. Já no sábado a ação itinerante começa na Barra de Santo Antônio, depois a equipe segue para Paripueira, na sequência para as praias de Garça Torta e Guaxuma, em Maceió.
Sensibilização
O projeto Nossa Praia teve sua primeira edição no verão entre os anos 2015 e 2016 e está em sua quarta edição. A ideia é sensibilizar a população para o problema da geração e destinação do lixo, a forma como o descarte inadequado pode comprometer a biodiversidade e a manutenção dos ambientes marinhos.
Com o projeto o IMA/AL conseguiu distribuir mais de 350 mil sacolas biodegradáveis para banhistas e comerciantes; fez a instalação de 150 placas que disponibilizam sacolas para lixo; instalou 60 lixeiras; distribuiu 50 mil lixeiras para carro; doou cadeiras e sombreiros para ambulantes; fixou 25 placas para a população retirar sacolas para colocar fezes de animais domésticos; distribuiu 500 lixeiras para ambulantes.
Também aconteceram 350 ações de limpeza de praias e sensibilização, com mutirões para retirar o lixo e conversar com usuários. As ações já alcançaram mais de 300 mil pessoas.