Alagoas vai contar com o Programa 50/50 de Igualdade de Gênero da ONU
Diretrizes foram apresentadas durante reunião nesta segunda-feira por representantes da ONU Mulheres
O governador Renan Filho firmou, na tarde desta segunda-feira (13), o compromisso de implantar em Alagoas, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa 50/50 de Igualdade de Gênero. No Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, ele se reuniu com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva; a chefe da Missão ONU Mulheres, Ana Carolina Querino; e com a gerente de Projeto, Governança, Liderança e Participação Política da ONU Mulheres Brasil, Ana Cláudia Pereira.
Na oportunidade, as representantes da ONU apresentaram as diretrizes do Programa e a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável e social do Estado, por meio de medidas governamentais que contribuirão para a diminuição das desigualdades entre homens e mulheres. Elas receberam do governador a garantia de que o Programa será executado e impulsionará toda a agenda de políticas públicas em Alagoas.
“Assumi o compromisso para que a gente reúna todos os programas que o Governo tem relacionados às mulheres para garantir que Alagoas seja o primeiro Estado do Brasil amigo das mulheres com a chancela das Nações Unidas”, afirmou Renan Filho. “A gente precisa fortalecer a presença das mulheres em todos os segmentos da nossa sociedade”, acrescentou.
A ONU Mulheres criou medidas de enfrentamento às desigualdades de gênero – aquelas que colocam a mulher em situação de desvantagem econômica, social, de oportunidades, familiar, educacional, profissional se comparadas ao homem. Dessa forma, a Organização incentiva Estados, municípios e empresas a aderirem às propostas de implantação do Programa 50/50 de Igualdade de Gênero, lastreadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela entidade.
A chefe da Missão ONU Mulheres revela que Alagoas será o primeiro Estado a executar o projeto-piloto. No âmbito municipal, ele será lançado em Itabira, Minas Gerais, no próximo mês. “O primeiro ponto para desenvolver o projeto é termos aqui uma Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos comprometida e atuante. Alagoas é um Estado em que podemos trabalhar não só a questão das mulheres em si, mas levando em consideração a sua diversidade. Aqui, temos mulheres quilombolas, ciganas, indígenas. Alagoas sai na frente nesse sentido, por permitir uma abordagem bastante facetada”, avaliou Ana Carolina Querino.
Na próxima quarta-feira (15), as integrantes da ONU Mulheres se reúnem com todos os secretários de Estado para apresentar as diretrizes do Programa e iniciar as tratativas para execução das ações. O encontro acontece a partir das 9 horas na sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
“Com o aval do governador, temos a certeza que seremos o primeiro Estado do país a receber o título de amigo das mulheres da ONU. Agora, vamos sensibilizar os secretários para que possamos avançar com a implantação de políticas direcionadas às mulheres dentro e fora de cada pasta, vislumbrando o Programa 50-50 de igualdade de gênero”, disse a secretária Maria Silva. Participaram, ainda, da reunião o secretário adjunto da Mulher e dos Direitos Humanos, Joaquim Brito; e a superintendente de Políticas para a Mulher da pasta, Dilma Pinheiro.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
