Paralisação nacional afeta alunos da região Norte de Alagoas
Greve nacional é por conta do contingenciamento de verbas
A paralisação nacional de servidores da educação afetou os alunos da região Norte de Alagoas. Nesta quarta-feira (15) milhares de estudantes tiveram que voltar para as suas casas por causa da ausência de professores. A paralisação também afetou a maior instituição da região, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.
Cidades como Maragogi, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Porto de Pedras, Jacuípe e outros municípios foram atingidos diretamente ou indiretamente pela greve nacional. As escolas das cidades estão abertas, mas a maioria não tem atividade em sala de aula.
Em Porto Calvo, a Escola Municipal Nivaldo Nunes de Moura (Usina Santa Maria) está com as atividades mantidas normalmente. Em Maragogi, muitos alunos da rede municipal estão na manhã desta quarta-feira (15) em atividade em uma quadra poliesportiva. Em Jacuípe, as aulas foram parciais em algumas instituições.
Em São Luís do Quitunde, não há aula na rede municipal e também na rede estadual. A cidade também está em festa para celebrar os 127 anos de Emancipação Política nesta quinta-feira (16) e nesta quarta-feira (15) já há inaugurações na cidade.
O motivo da greve do dia 15 de maio é devido aos recentes cortes (chamados de “contingenciamento”) na educação pública federal atingem os institutos federais, universidades e escolas federais de todo o país. Segundo dados do Ifal, a instituição sofreu um corte de 36,89% no orçamento. A greve é nacional e atinge escolas de todo o Brasil.
Dia 15 de maio
Em todo o território brasileiro vai haver esse dia de greve e luta pela educação. Professores, técnicos, estudantes e todas as pessoas que amam e respeitam a educação estarão nas ruas de suas cidades exigindo o fim desses cortes que tanto ameaçam a própria existência e funcionamento da educação pública federal.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
