Paralisação nacional afeta alunos da região Norte de Alagoas
Greve nacional é por conta do contingenciamento de verbas

A paralisação nacional de servidores da educação afetou os alunos da região Norte de Alagoas. Nesta quarta-feira (15) milhares de estudantes tiveram que voltar para as suas casas por causa da ausência de professores. A paralisação também afetou a maior instituição da região, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi.
Cidades como Maragogi, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Porto de Pedras, Jacuípe e outros municípios foram atingidos diretamente ou indiretamente pela greve nacional. As escolas das cidades estão abertas, mas a maioria não tem atividade em sala de aula.
Em Porto Calvo, a Escola Municipal Nivaldo Nunes de Moura (Usina Santa Maria) está com as atividades mantidas normalmente. Em Maragogi, muitos alunos da rede municipal estão na manhã desta quarta-feira (15) em atividade em uma quadra poliesportiva. Em Jacuípe, as aulas foram parciais em algumas instituições.
Em São Luís do Quitunde, não há aula na rede municipal e também na rede estadual. A cidade também está em festa para celebrar os 127 anos de Emancipação Política nesta quinta-feira (16) e nesta quarta-feira (15) já há inaugurações na cidade.
O motivo da greve do dia 15 de maio é devido aos recentes cortes (chamados de “contingenciamento”) na educação pública federal atingem os institutos federais, universidades e escolas federais de todo o país. Segundo dados do Ifal, a instituição sofreu um corte de 36,89% no orçamento. A greve é nacional e atinge escolas de todo o Brasil.
Dia 15 de maio
Em todo o território brasileiro vai haver esse dia de greve e luta pela educação. Professores, técnicos, estudantes e todas as pessoas que amam e respeitam a educação estarão nas ruas de suas cidades exigindo o fim desses cortes que tanto ameaçam a própria existência e funcionamento da educação pública federal.
Veja também
Últimas notícias

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no Jacintinho

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
