Presidente da Embratur quer trazer parques como a Disney para o Brasil
Durante cerimônia de posse, Gilson Machado Neto disse que sua prioridade é transformar à instituição em agência
Durante cerimônia de posse, o novo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, disse que pretende manter contatos para firmar parcerias com a iniciativa privada e trazer para o Brasil parques que estão espalhados pelo mundo. Como exemplo, ele usou o parque da Disney.
Gilson garantiu, porém, que sua prioridade em frente à instituição é transformá-la em agência. Machado Neto afirmou que está levando para a Embratur uma “equipe de confiança”, formada por militares com a mais alta qualificação em finanças e gestão pública.
Na posse, prestigiada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Gilson Machado ressaltou que sua indicação ao cargo não foi por questões de amizade, e sim de atividade. Bolsonaro, por sua vez, afirmou que o turismo tem que fazer parte da economia brasileira, já que não existe “governo bom com economia ruim”. “Pode colocar um santo aqui [na Presidência], ninguém faz milagre. Quantos votaram em mim mesmo eu sendo o menos ruim? Essa questão de quem virá [depois de mim] ainda paira sobre nós”, completou o chefe do Executivo.
Machado Neto citou as manifestações feitas a favor do governo Bolsonaro no último domingo (26/05/2019): “Nunca vi no mundo mais de 5 milhões de pessoas na rua pedir a favor de um governo”. E ainda completou: “Bolsonaro é um mito”. Dentre as atribuições que pretende cumprir no instituo, Machado afirmou que quer atrair estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado para o país. Além disso, garantiu a divulgação dos seis biomas brasileiros.
Perfil
O novo presidente do órgão é natural de Recife e formado em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com atuação há mais de 30 anos no ramo turístico, Machado Neto é apresentador de um programa de rádio voltado para a atividade turística na região Nordeste. Antes da nomeação na Embratur, Gilson Machado Neto era secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Nessa pasta, ele chegou a atuar também como secretário de Mudança do Clima e Florestas.
Crise
A escolha do novo presidente do órgão foi feita pelo presidente Bolsonaro. No começo deste mês, o chefe do Executivo desistiu da nomeação de Paulo Roberto de Oliveira Senise e optou por Machado Neto, que chefiava a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. A nomeação do novo titular foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 21. Em março, a Embratur esteve no centro de mais uma polêmica do governo Bolsonaro. A então presidente do órgão, Teté Bezerra, pediu demissão do cargo, alegando interferência do governo na sua gestão. Bolsonaro foi a público para desmentir Teté Bezerra. Segundo o presidente, ele próprio mandou exonerá-la do cargo. O motivo: um jantar que seria patrocinado pela empresa ao custo de R$ 290 mil.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
