Marx Beltrão assegura em Brasília R$ 1,1 milhão para a saúde de Japaratinga
Deputado federal esteve na cidade litorânea nesta terça-feira
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) anunciou na manhã desta terça-feira (23) o empenho de R$ 1,1 milhão em recursos federais para a melhoria e o aperfeiçoamento da saúde pública do município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas. “Vamos efetivar o empenho o mais breve possível e garantir melhorias importantes no atendimento em saúde pública na cidade e na região Norte de Alagoas”, afirmou o parlamentar.
O anúncio do empenho dos recursos foi feito durante as comemorações de 59 anos de emancipação política do município, realizadas nesta terça-feira. Presente na solenidade, o prefeito Júnior Loureiro agradeceu o “apoio e empenho do deputado Marx Beltrão em defesa da população de Japaratinga, especialmente dedicando seu trabalho para garantir recursos para ações e obras em nossa cidade”.
“Garantir recursos para a área de saúde pública deve ser missão, porque se há uma área carente de recursos esta área é a da saúde. Fico feliz por colaborar com Japaratinga, fazendo com que a população deste município possa contar com uma melhoria em sua atenção básica à saúde. Vamos em Brasília avançar para garantir mais e mais investimentos neste município e em toda a região Norte alagoana” destacou Marx Beltrão.
Histórico de Japaratinga
Japaratinga é hoje importante pólo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante. Antes foi uma colônia de pescadores implantada no local onde hoje está a prefeitura deu origem ao município de Japaratinga. Na época, o que existia era alguns barracos à beira-mar e parte das terras era ocupada com lavouras. A ocupação da região começou por volta de 1800, data em que se inicia também a exploração do côco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL-101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga.
A igreja matriz foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo e continua até hoje conservada em seu estado original. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do côco.