Equatorial Energia Alagoas alerta para cuidados com as instalações elétricas
A “fuga de energia” pode aumentar em até 50% o valor da conta de luz
Utilizar o chuveiro-elétrico no modo verão; evitar o uso prolongado dos eletrodomésticos e desliga-los quando não estiverem em uso, são algumas orientações para diminuir o consumo na conta de luz. Entretanto, se seguir as dicas e mudar os hábitos não resultarem em uma fatura de energia mais barata, o que pode estar acontecendo no imóvel é um fenômeno conhecido como “fuga de energia”.
A fuga de energia pode ser comparada a um vazamento de água no cano ou torneira, e está diretamente relacionada a falhas nas instalações elétricas internas, como emendas malfeitas, fios desencapados, cabos não adequados para o tipo de instalação ou com isolação desgastada pela ação do tempo; pela utilização de equipamentos antigos e defeituosos, como geladeira, ar condicionado e chuveiro elétrico e até por consertos improvisados. De acordo com especialistas, essa anormalidade pode influenciar em um aumento de até 50% na fatura.
O gerente de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial Energia Alagoas, Júlio Everton, explica que por menor que seja a fuga, ela já pode fazer a diferença no consumo mensal. “Uma fuga mínima de corrente em uma residência com instalação elétrica de 127 volts, pode ser equivalente a um aparelho ligado 24 horas por dia. Isso com certeza vai gerar desperdício de energia e um aumento significativo na conta de luz desse cliente”, explica o engenheiro.
COMO IDENTIFICAR
As instalações elétricas internas dos imóveis não são de responsabilidade da Equatorial. Para checar se as instalações estão causando fuga de corrente, bastar seguir as orientações abaixo:
Instalações elétricas
• Primeiro deve-se desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar as luzes;
• Em seguida, verificar se o disco do medidor continua girando ou o display digital dos medidores mais modernos continua marcando;
• Se o medidor for de disco e ele der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir uma fuga de corrente na instalação elétrica;
• Caso o disco do medidor pare de funcionar (girar), ao desligar o disjuntor geral, o defeito pode estar na instalação elétrica. Neste caso, é preciso procurar um eletricista de confiança;
• Entretanto, se o disco continuar girando, mesmo que lentamente, o defeito pode ser o próprio medidor, aí nessa situação, é necessário entrar em contato com a Equatorial.
Eletrodomésticos
Após testar a instalação elétrica e o medidor, e verificar que estão sem problemas, deve-se fazer o teste com os eletrodomésticos.
• É preciso ligar a chave-geral e ainda continuar com todos os equipamentos e luzes apagadas;
• Logo após, deve-se ligar um aparelho por vez, sem acionar o comando de funcionamento. Atenção com equipamentos automáticos que ligam sozinhos e, portanto, vão consumir energia durante esse teste, como é o caso de eletrodomésticos que funcionam em stand-by;
• O disco do medidor deve continuar praticamente parado. Se girar com velocidade visível, o eletrodoméstico em teste ou a tomada podem estar com algum defeito. Nessa situação, é preciso repetir o teste com outros equipamentos, se o disco continuar a girar, o defeito está na tomada.
CUIDADO COM A SEGURANÇA
O vazamento de corrente, como também chamado, é comum em instalações elétricas antigas ou que não foram corretamente dimensionadas e foram criadas para suportar o uso de poucos equipamentos. A utilização de benjamins, também conhecido como T, potencializa a fuga de corrente. Paredes que esquentam próximo de interruptores e tomadas ou aquelas que costumam dar choque quando tocadas indicam um possível vazamento. Além do aumento no consumo, essas fugas podem gerar danos aos equipamentos elétricos, choques e até ocasionar incêndios.
“Nós orientamos que para evitar esse tipo de problema e surpresas na conta de luz, seja feita revisão nas instalações elétricas a cada 10 anos, no mínimo. Para fazer essa revisão, é preciso contratar um eletricista qualificado e que esteja apto para identificar os vazamentos de corrente”, finaliza Júlio.
Veja também
Últimas notícias
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
