Geral

Equatorial Energia Alagoas alerta para cuidados com as instalações elétricas

A “fuga de energia” pode aumentar em até 50% o valor da conta de luz

Por Assessoria 05/09/2019 10h10
Equatorial Energia Alagoas alerta para cuidados com as instalações elétricas
Equatorial Energia Alagoas alerta para cuidados com as instalações elétricas - Foto: Assessoria

Utilizar o chuveiro-elétrico no modo verão; evitar o uso prolongado dos eletrodomésticos e desliga-los quando não estiverem em uso, são algumas orientações para diminuir o consumo na conta de luz. Entretanto, se seguir as dicas e mudar os hábitos não resultarem em uma fatura de energia mais barata, o que pode estar acontecendo no imóvel é um fenômeno conhecido como “fuga de energia”. 
 
A fuga de energia pode ser comparada a um vazamento de água no cano ou torneira, e está diretamente relacionada a falhas nas instalações elétricas internas, como emendas malfeitas, fios desencapados, cabos não adequados para o tipo de instalação ou com isolação desgastada pela ação do tempo; pela utilização de equipamentos antigos e defeituosos, como geladeira, ar condicionado e chuveiro elétrico e até por consertos improvisados. De acordo com especialistas, essa anormalidade pode influenciar em um aumento de até 50% na fatura. 
 
O gerente de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial Energia Alagoas, Júlio Everton, explica que por menor que seja a fuga, ela já pode fazer a diferença no consumo mensal. “Uma fuga mínima de corrente em uma residência com instalação elétrica de 127 volts, pode ser equivalente a um aparelho ligado 24 horas por dia. Isso com certeza vai gerar desperdício de energia e um aumento significativo na conta de luz desse cliente”, explica o engenheiro.
 
COMO IDENTIFICAR
 
As instalações elétricas internas dos imóveis não são de responsabilidade da Equatorial. Para checar se as instalações estão causando fuga de corrente, bastar seguir as orientações abaixo:
 
Instalações elétricas
 
•    Primeiro deve-se desligar todos os aparelhos das tomadas e apagar as luzes;
•    Em seguida, verificar se o disco do medidor continua girando ou o display digital dos medidores mais modernos continua marcando;
•    Se o medidor for de disco e ele der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir uma fuga de corrente na instalação elétrica;
•    Caso o disco do medidor pare de funcionar (girar), ao desligar o disjuntor geral, o defeito pode estar na instalação elétrica. Neste caso, é preciso procurar um eletricista de confiança;
•    Entretanto, se o disco continuar girando, mesmo que lentamente, o defeito pode ser o próprio medidor, aí nessa situação, é necessário entrar em contato com a Equatorial.
 
Eletrodomésticos
 
Após testar a instalação elétrica e o medidor, e verificar que estão sem problemas, deve-se fazer o teste com os eletrodomésticos.
 
•    É preciso ligar a chave-geral e ainda continuar com todos os equipamentos e luzes apagadas;
•    Logo após, deve-se ligar um aparelho por vez, sem acionar o comando de funcionamento. Atenção com equipamentos automáticos que ligam sozinhos e, portanto, vão consumir energia durante esse teste, como é o caso de eletrodomésticos que funcionam em stand-by;
•    O disco do medidor deve continuar praticamente parado. Se girar com velocidade visível, o eletrodoméstico em teste ou a tomada podem estar com algum defeito. Nessa situação, é preciso repetir o teste com outros equipamentos, se o disco continuar a girar, o defeito está na tomada.
 
CUIDADO COM A SEGURANÇA
 
O vazamento de corrente, como também chamado, é comum em instalações elétricas antigas ou que não foram corretamente dimensionadas e foram criadas para suportar o uso de poucos equipamentos. A utilização de benjamins, também conhecido como T, potencializa a fuga de corrente. Paredes que esquentam próximo de interruptores e tomadas ou aquelas que costumam dar choque quando tocadas indicam um possível vazamento. Além do aumento no consumo, essas fugas podem gerar danos aos equipamentos elétricos, choques e até ocasionar incêndios.
 
“Nós orientamos que para evitar esse tipo de problema e surpresas na conta de luz, seja feita revisão nas instalações elétricas a cada 10 anos, no mínimo. Para fazer essa revisão, é preciso contratar um eletricista qualificado e que esteja apto para identificar os vazamentos de corrente”, finaliza Júlio.