Maragogi e Japaratinga elevam classificação no novo Mapa do Turismo
Cidades podem atrair mais investimentos

Os turísticos municípios de Maragogi e Japaratinga, no litoral Norte do Estado, conseguiram elevar a classificação no novo Mapa do Turismo 2019 elaborado pelo Ministério do Turismo. Além das cidades litorâneas, Arapiraca (B) e Palmeira dos Índios (C), no Agreste, também subiram de posição na nova categorização.
Maragogi subiu da posição B para a A e Japaratinga subiu da C para a B. Ao todo, Alagoas conta 50 cidades consideradas turísticas, divididas em sete regiões: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, Caminhos do São Francisco, Grande Maceió, Quilombos, Caatinga e Agreste.
No Brasil apenas 124 municípios são categoria A. O Mapa do Turismo (2019-2021) conta com 2.694 cidades e 333 regiões turísticas que compõem o novo mapa que foi divulgado no dia 26 de agosto. A Secretaria de Turismo de Maragogi frisou que o trabalho que vem sendo já gera resultados positivos para o município.
Segundo o Ministério do Turismo, a categorização serve para otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e do Estado mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita a cada dois anos, e orientar a reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.
Para a classificação, o Mtur levou em consideração a quantidade de empregos gerados no município por meio da atividade turística; o número de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur - cadastro que regulamenta a atividade; a arrecadação de impostos pela cadeia produtiva do setor e o número de visitantes nacionais e internacionais.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
