Turismo

Maragogi e Japaratinga elevam classificação no novo Mapa do Turismo

Cidades podem atrair mais investimentos

Por Maurício Silva 06/09/2019 07h07
Maragogi e Japaratinga elevam classificação no novo Mapa do Turismo
Maragogi subiu para a categoria A no novo Mapa do Turismo - Foto: 7Segundos

Os turísticos municípios de Maragogi e Japaratinga, no litoral Norte do Estado, conseguiram elevar a classificação no novo Mapa do Turismo 2019 elaborado pelo Ministério do Turismo. Além das cidades litorâneas, Arapiraca (B) e Palmeira dos Índios (C), no Agreste, também subiram de posição na nova categorização.

Maragogi subiu da posição B para a A e Japaratinga subiu da C para a B. Ao todo, Alagoas conta 50 cidades consideradas turísticas, divididas em sete regiões: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, Caminhos do São Francisco, Grande Maceió, Quilombos, Caatinga e Agreste.

No Brasil apenas 124 municípios são categoria A. O Mapa do Turismo (2019-2021) conta com 2.694 cidades e 333 regiões turísticas que compõem o novo mapa que foi divulgado no dia 26 de agosto. A Secretaria de Turismo de Maragogi frisou que o trabalho que vem sendo já gera resultados positivos para o município.

Segundo o Ministério do Turismo, a categorização serve para otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e do Estado mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita a cada dois anos, e orientar a reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.

 

Para a classificação, o Mtur levou em consideração a quantidade de empregos gerados no município por meio da atividade turística; o número de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur - cadastro que regulamenta a atividade; a arrecadação de impostos pela cadeia produtiva do setor e o número de visitantes nacionais e internacionais.