Maragogi e Japaratinga elevam classificação no novo Mapa do Turismo
Cidades podem atrair mais investimentos
Os turísticos municípios de Maragogi e Japaratinga, no litoral Norte do Estado, conseguiram elevar a classificação no novo Mapa do Turismo 2019 elaborado pelo Ministério do Turismo. Além das cidades litorâneas, Arapiraca (B) e Palmeira dos Índios (C), no Agreste, também subiram de posição na nova categorização.
Maragogi subiu da posição B para a A e Japaratinga subiu da C para a B. Ao todo, Alagoas conta 50 cidades consideradas turísticas, divididas em sete regiões: Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul, Caminhos do São Francisco, Grande Maceió, Quilombos, Caatinga e Agreste.
No Brasil apenas 124 municípios são categoria A. O Mapa do Turismo (2019-2021) conta com 2.694 cidades e 333 regiões turísticas que compõem o novo mapa que foi divulgado no dia 26 de agosto. A Secretaria de Turismo de Maragogi frisou que o trabalho que vem sendo já gera resultados positivos para o município.
Segundo o Ministério do Turismo, a categorização serve para otimizar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e do Estado mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita a cada dois anos, e orientar a reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.
Para a classificação, o Mtur levou em consideração a quantidade de empregos gerados no município por meio da atividade turística; o número de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos cadastrados junto ao Cadastur - cadastro que regulamenta a atividade; a arrecadação de impostos pela cadeia produtiva do setor e o número de visitantes nacionais e internacionais.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Arapiraca divulga resultado das eleições do CMCD-LGBTT
Caso Silvânia: suspeito confessou crime e disse que queria reatar relação
DMTT recolhe mais de 700 cones utilizados irregularmente em Maceió
Manutenção da Casal deixará abastecimento irregular em 19 municípios do Sertão
Seplag divulga locais de prova do concurso público da Fapeal
Casal faz manutenção no Sistema Mata do Rolo no município de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
