É falso que Governo de Alagoas não fornece Cloroquina a pacientes do SUS
Medicamento está disponível para os pacientes do SUS, mas uso fica a critério do médico
Circula nas redes sociais uma imagem com a informação falsa de que o Governo de Alagoas não está fornecendo o medicamento Hidroxicloroquina para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus na rede pública do Estado.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o medicamento está disponível para os pacientes do SUS e que a sua utilização foi instituída pelo Protocolo de Recomendação da Conduta Terapêutica hospitalar dos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
Publicado na portaria Nº. 3.264, de 14 de abril de 2020, o documento considera a utilização dos medicamentos Cloroquina e Hidroxicloroquina, além de outros pontos relevantes para o tratamento da doença no âmbito do SUS, mas é decisão do médico adotar ou não este tratamento.
Conforme a Sesau, a medida é embasada por evidências científicas que apontam um impacto favorável na evolução da doença quando da utilização dos referidos compostos. “Contudo, o Governo do Estado reforça expressamente que fica a critério dos médicos assistentes fazer uso ou não da referida medicação – a portaria regulamenta, mas quem decide a utilização é o médico. Em acréscimo, salienta-se que, como sabido notoriamente, ainda não existe tratamento específico para a Covid-19”, menciona ainda a nota.
Sobre a aplicação dos medicamentos, a Sesau informa que, até a última quinta-feira (30), os fármacos foram distribuídos para 278 tratamentos. A quantidade total disponível no Estado se divide em 4.760 comprimidos de cloroquina, cujo uso atende a até 238 tratamentos, e 27.414 comprimidos de hidroxicloroquina, que podem atender até 4.569 tratamentos.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
