Desembargador é "punido" com R$ 35 mil ao mês sem trabalhar
Deputado Rubens Bueno critica punições do Judiciário, como a do desembargador de Santos que não usava máscara
O vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Rubens Bueno (PR), avaliou como achincalhe o fato de o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha Siqueira, que ofendeu um guarda municipal em Santos (SP) ao ser abordado por não usar máscara em local público, ter sido afastado e, mesmo assim, receber salário de R$ 35,4 mil.
“Isso é um achincalhe. O desembargador fez o que fez, é afastado, fica sem trabalhar e mesmo assim vai contar com seu salário pago pelo contribuinte. O Congresso Nacional precisa votar medidas para inibir situações como essa”, afirmou Bueno.
O afastamento do desembargador ocorreu após determinação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na terça-feira (25). O órgão também abriu um processo administrativo-disciplinar contra o magistrado.
A decisão se deu pouco mais de um mês após Siqueira humilhar um guarda municipal na praia de Santos, que o abordou exigindo o uso de máscara. Na ocasião, o desembargador chamou o funcionário de “analfabeto”, acionou o secretário de segurança pública para reverter a situação e rasgou o documento da multa.
O vice-presidente do Cidadania conta que, dos 58 magistrados punidos com aposentadoria compulsória a partir de 2009, 35 foram juízes de primeira instância, 22 desembargadores e um ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça). “Ou seja, são 58 magistrados que praticaram crimes e em vez de punição receberam um prêmio. Não precisam mais trabalhar e são aposentados com salários”, criticou Bueno.
O desembargador, lembrou o corregedor de Justiça na decisão do afastamento, respondeu a mais de 40 procedimentos de apuração disciplinar em sua carreira.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do desembargador. À época da decisão do CNJ, a defesa havia informado que o magistrado encontra-se em tratamento psiquiátrico e toma remédios controlados.
Veja também
Últimas notícias
Confira funcionamento dos serviços de saúde no feriado da Consciência Negra
Uncisal divulga edital do Processo Seletivo 2026; inscrições abertas de 19 de novembro a 19 de dezembro
Arapiraca divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2026
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
