Auditório Aurélio Buarque de Holanda será entregue a população neste sábado (26)
Moradores da cidade histórica estão ansiosos no Passo de Camaragibe
Passo de Camaragibe, primeiro município da Rota Ecológica dos Milagres, sempre foi considerado berço histórico na Região Norte, tendo sua importância desde a época da colonização holandesa, por volta de 1635, por estar inserido dentro da área de influência da Alagoas Boreal. Agora, a cidade, terra do maior dicionarista brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, está dando mais uma importante contribuição no resgate de sua rica e diversificada identidade cultural. É que a Prefeitura municipal vai entregar neste sábado (26) o novo Auditório Aurélio Buarque de Holanda.
A história do prédio é bastante interessante: com mais de 100 anos de construção, que serviu para um clube e que já foi inclusive uma discoteca, está sendo completamente recuperado e reformado pela prefeitura. Localizado no quarteirão dos Quatro Cantos; bem próximo da casa do dicionarista, que inclusive foi adquirida pela gestão e vai receber em breve um projeto de restauração; o auditório será entregue à comunidade e servirá como teatro, local de palestras e shows culturais.
Passo de Camaragibe possui outros importantes monumentos históricos, como a antiga Delegacia Pública, que hoje abriga a sede do poder municipal; Vivenda São José, construída no século XIX; Casa Dois Leões, que leva esse nome por ter em sua frente a figura de dois leões, construção edificada no século XVIII; o Sobrado Velho, construído no século XVIII; o Sobrado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, construído no século XIX; Sobrado do Centro, construído no século XVIII; a famosa Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída em 1700; a casa do mestre Aurélio Buarque de Holanda e a Ponte Fernandes Lima, que vai completar 100 anos em 2021.
A prefeita Vânia Câmara falou da importância da obra. “Vamos fazer uma programação diferente, respeitando todos os protocolos sanitários e evitando aglomerações para comemorar a entrega dessa obra, um importante resgate da nossa história”, concluiu.