Planos terão que autorizar testes de covid-19 de forma imediata, diz ANS
Março foi o mês em que a covid-19 mais matou no Brasil.
Depois de mais de 1 ano de pandemia, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) disse nesta 3ª feira (13.abr.2021) que a autorização de planos de saúde para o teste da covid-19 passará a ser imediata. Até agora, operadoras permitiam a realização do teste RT-PCR depois de algumas horas ou até 3 dias depois do pedido.
Segundo a ANS, quando houver solicitação e cumprimento dos requisitos, a autorização precisa ser imediata.
A mudança foi feita depois que a agência alterou a DUT (Diretriz de Utilização) para realização do exame. O novo rol de procedimentos entrou em vigor em 1º de abril. “A medida busca agilizar a realização desse tipo de exame, considerado o mais eficaz para identificar e confirmar o vírus da covid-19 no início da doença”, afirmou.
Março foi o mês em que a covid-19 mais matou no Brasil. O 1º caso no Brasil foi registrado em fevereiro de 2020. De lá para cá, a diretrizes da ANS não tinham exigência de autorização célere.
Os planos de saúde poderiam demorar até 3 dias úteis para garantir o atendimento, segundo a agência. “O exame RT-PCR tem cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde na segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência“, disse em nota.
Veja também
Últimas notícias
Daniel Barbosa é reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos
Lula é o mais votado para presidente em Arapiraca no primeiro turno
Veja quem são os 27 deputados estaduais eleitos por Alagoas em 2026
Apoiadores de JHC se reúnem em comitê para comemorar vitória em Maceió
Erika Hilton se torna a mulher mais votada na história da Câmara
Raquel Lyra é reeleita governadora em Pernambuco no primeiro turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
