Acesso à internet cresce, mas ainda exclui 39,8 milhões de brasileiros
Motivos variam desde preço e rede indisponível até falta de interesse

A utilização da internet cresce no Brasil, mas ainda não atinge cerca de 39,8 milhões de brasileiros, segundo estudo divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados dizem respeito ao último trimestre de 2019 e foram coletados por meio da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.
Os resultados indicam que 21,7% dos 183,3 milhões de pessoas com 10 anos ou mais não utilizam a internet no Brasil. O número, apesar de expressivo, mostra uma redução em relação a 2018, quando 46 milhões de pessoas não tinham acesso à internet, segundo o IBGE.
Já na nova pesquisa, ficou constatado que 82,7% dos domicílios do país em 2019 tinham acesso à internet, um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018. A região com menor índice é o Nordeste. Além disso, os números indicam que o acesso na área rural ainda fica bastante atrás em relação à área urbana.
Entre as residências onde não havia utilização da rede, os motivos que mais se destacaram para a não utilização foram:
- falta de interesse em acessar a internet (32,9%);
- preço caro do serviço (26,2%);
- nenhum morador sabia usar a internet (25,7%);
- serviço indisponível na região do domicílio (6,8%)
Celular
O meio de acesso indicado pelo maior número de pessoas foi o telefone celular (98,6%), seguido pelo microcomputador (46,2%), pela televisão (31,9%) e pelo tablet (10,9%). Houve aumento do uso da televisão para acessar a internet e redução do uso do microcomputador. Por outro lado, 81% do público afirmou ter um celular, mais do que os 79,3% de 2018.
Idosos conectados
Outro dado que chama a atenção é o aumento do uso da internet entre pessoas de maior faixa etária. Entre a população de 50 a 59 anos, o crescimento foi de seis pontos percentuais, alcançando 74,2% da população. E quase a metade dos idosos (60 anos ou mais) afirma utilizar a tecnologia - o índice pulou de 38,7 para 45%.
O maior uso, no entanto, concentra-se na faixa etária de 20 a 24 anos, alcançando 92,7%.
Mensagens em alta, e-mail em baixa
A finalidade mais comum do uso da internet apontada pelos entrevistados é a troca de mensagens de texto ou imagens, alcançando 95,7% das pessoas. Já o envio e recebimento de e-mails caiu de 63,2% para 61,5%.
O estudo divulgado pelo IBGE foi intitulado "Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular Para Uso Pessoal 2019".
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
