Pacientes com Covid-19 internos no HRN são reabilitados contemplando o pôr do sol
Unidade hospitalar deu início ao projeto Fisioterapia ao Ar Livre
Ver a luz do dia é um gesto que pode parecer simples, mas, para os pacientes acometidos pela Covid-19 e que estão internados em um leito hospitalar, representa um momento de esperança. Com base neste princípio, o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, deu início ao projeto Fisioterapia ao Ar Livre, aproveitando a paisagem verde e o ar puro para desenvolver as atividades de reabilitação, humanizando a assistência.
O projeto foi criado pelo Serviço de Fisioterapia do HRN, com foco na humanização do atendimento, principalmente, neste período difícil no qual os pacientes precisam ficar isolados e longe dos seus familiares. A ação ocorre todos os dias, no fim de tarde, após avaliação de cada paciente pelos Serviços Médico e Fisioterápico.
O coordenador de Reabilitação, Rômulo de Luna, explicou que o projeto é benéfico para a recuperação dos pacientes, por possibilitar que eles saiam do leito hospitalar. “O propósito de levar os pacientes para ao ar livre é aproveitar o paisagismo ao redor do hospital. Então, o maior benefício é tirar o paciente das enfermarias para respirar um ar puro, com toda a proteção, para que eles possam fazer exercícios junto a equipe de fisioterapia”, ressaltou.
Respirar o ar puro e ver a luz dia são primordiais para o paciente Jô Lira Santos, de 53 anos. Ele está internado na enfermaria do HRN desde o dia 7 de maio. “Esse momento é uma maravilha. É uma sensação indescritível poder ver a paisagem. Isso nos faz ter esperança e força pra continuar na luta contra a Covid-19”, declarou.
O Hospital Regional do Norte, integrante da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é exclusivo para tratar pacientes com a Covid-19. Atualmente, a unidade conta com 30 leitos de Enfermaria e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde a sua inauguração, em 7 de julho de 2020, o HRN já atendeu mais de 360 pacientes.