Superintendente do Incra e diretores nacionais do órgão discutem pautas para AL
Em pauta, a definição de ações prioritárias para o Estado
Os diretores de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Giuseppe Serra, e de Gestão Estratégica, Udo Gabriel, que compõem a direção nacional do Incra, cumpriram agenda nesta terça-feira (13) em Alagoas. Em pauta, a definição de ações prioritárias para o Estado, como a titulação de assentados da reforma agrária e a aplicação de créditos.
Acompanhados do superintendente regional do Incra em Alagoas, César Lira, os diretores visitaram os projetos de assentamentos Oziel Alves/Aquidabam e Samba, localizados em Maragogi, região do Litoral Norte do Estado, e tiveram uma audiência com o prefeito Fernando Sérgio Lira Neto para tratar de parcerias com o município.
Na ocasião, o superintendente César Lira informou que uma agenda nacional do governo federal está em fase de preparação e deve ser realizada em Maragogi até o final do ano, com o anúncio de ações para famílias assentadas do estado. Maragogi é uma região estratégica para a reforma agrária em Alagoas por concentrar o maior número de assentamentos federais no estado: 18 no total.
Em uma outra reunião, realizada no assentamento Samba, as famílias assentadas expuseram suas demandas e a direção nacional e local do Incra apresentou as prioridades para a região.
“A titulação é a principal agenda de governo para com os assentamentos, mas não é a única. Vamos continuar as ações de desenvolvimento”, assegurou Giuseppe Serra aos assentados.
Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, o Incra tem realizado o projeto de Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos (Radis) em Alagoas.
Esse trabalho fornece dados importantes para o Incra em diversas áreas, como fundiária e ambiental, além de contribuir para que assentamentos e famílias estejam aptos a acessar políticas públicas, dentre as quais, créditos e titulação.
“Com o recebimento do título, vai mudar bastante a relação de vocês com os bancos, outros produtores e o mercado consumidor”, destacou Udo Gabriel durante a reunião com as famílias.
Moradias
O superintendente César Lira anunciou que também está no radar do Incra em Alagoas a operacionalização do crédito Instalação, na modalidade Reforma Habitacional, que prevê o repasse de até R$ 17 mil por família assentada. Esse recurso pode ser utilizado para reforma e ampliação de habitações rurais.
O órgão analisa propostas de entidades parceiras para iniciar um projeto-piloto em Maragogi neste segundo semestre. O tema foi pauta da reunião entre a gestão local e diretores nacionais do Incra.
Paralelamente, o órgão acompanha a construção de aproximadamente 350 casas em assentamentos alagoanos. Essa atividade se encontra em fases variadas, desde a liberação recente dos recursos até a entrega das obras. O investimento é oriundo do crédito Instalação, modalidade Habitacional, que é concedido pelo Incra. O valor destinado por família é de até R$ 34 mil.
Agenda pelo Nordeste
A vinda dos diretores de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento e de Gestão Estratégica a Alagoas faz parte de uma rodada de compromissos do Incra nacional pelo Nordeste, nesta semana. Iniciou na Paraíba e em Pernambuco, com a presença do presidente do órgão, Geraldo Camara. Hoje, a programação é em Sergipe e na sexta, na Bahia.
Últimas notícias
Piranhas decreta situação de emergência por estiagem e falta de água potável
Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia entrega da nova Escola Elói Barbosa
Chefe surpreende funcionárias com passagens para reencontrar famílias
Arapiraca fica de fora da agenda de Lula em Alagoas
Em sabatina, Davi Davino propõe CPI no Senado para fiscalizar BRK
Motorista fica ferido em tombamento de caminhão em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
