Aulas presenciais voltam em Japaratinga com rigoroso protocolo sanitário
Estudo hibrido começou nesta segunda-feira na cidade litorânea
As aulas presenciais no município de Japaratinga retornaram com um rigoroso protocolo sanitário de prevenção a covid-19 adotado pela Secretaria Municipal de Educação. O estudo hibrido começou nesta segunda-feira (19) com 50% de capacidade de presença de alunos. Toda a Rede Municipal de Ensino está de volta após mais de um ano com estudos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a secretária de Educação, Maria José Pereira dos Santos “Professora Zeza”, a cada semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade participa de forma remota, em casa. Os profissionais da pasta já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.
A professora Joseane Nogueira dos Santos, de 45 anos de idade, atua na área há 24 anos, e estava com saudade de voltar para a sala de aula. “A gente estava ansiosa para voltar. É uma novidade para a gente. A gente nunca passou por uma pandemia... Eu não estava me sentindo muito bem em casa porque quando a gente trabalha, temos aquela rotina nas escolas todos os dias, não estava me sentido a vontade. Mas agora a gente voltou e vamos continuar”, contou.
Joseane Nogueira dos Santos se disse pronta para o novo desafio. “Tudo novo: um desafio. Mas como professora a gente tem que superar os desafios e se adaptar. Adaptar a nova forma de ensino, que daqui pra frente vai ser assim”, frisou que ela ensina na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva.
A pequena Anabele Victoria Silva do Nascimento, de oito anos, ficou muito feliz ao voltar para a sala de aula. “Eu estava com muitas saudades da professora. Também queria saber como são meus colegas, se eles são legais e também queria muito estudar. Gostei muito da minha professora”, disse ela, que comentou que estava muito cansada de tanto ficar em casa.
A secretária Zeza disse que as turmas foram reduzidas em 50% e o horário também foi diminuído: são 40 minutos, totalizando 3 horas e 20 minutos, sendo 3 horas de aula e 20 minutos de intervalo. O protocolo sanitário foi elaborado junto ao Estado e adaptado ao município.
Com apuração de Isac Silva*