Educação

Japaratinga prepara retorno das aulas com rigoroso protocolo sanitário

Estudo hibrido inicia na próxima segunda-feira na cidade litorânea

Por Maurício Silva 15/07/2021 09h09 - Atualizado em 19/07/2021 11h11
Japaratinga prepara retorno das aulas com rigoroso protocolo sanitário
Secretária Zeza (esquerda) e a diretora de Ensino, Belarmina Bandeira, em entrevista ao 7Segundos - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Secretaria de Educação de Japaratinga prepara o retorno presencial das aulas no município do Litoral Norte de Alagoas com um rigoroso protocolo sanitário de prevenção a covid-19. O estudo hibrido começa a partir da próxima segunda-feira (19) com 50% de capacidade de presença de alunos. Toda a Rede Municipal de Ensino estará de volta após mais de um ano com estudos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.

A secretária de Educação, Maria José Pereira dos Santos “Professora Zeza”, informou que as turmas serão divididas em 50% da capacidade para o modelo hibrido. Ela disse que a cada semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade participa de forma remota, em casa. Os profissionais da pasta já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Zeza também confirmou a redução no tempo de aula. “As turmas serão reduzidas em 50% e o horário também foi diminuído: serão 40 minutos, totalizando 3 horas e 20 minutos, sendo 3 horas de aula e 20 minutos de intervalo. A merenda já discutida com a nutricionista, com diretores, com o pessoal da saúde, que fizemos os nossos protocolos e a merenda será em sala”, informou.

Secretaria de Educação preparou protocolo sanitário. Foto: Isac Silva


A secretária comunicou que houve um estudo para que o rigoroso protocolo sanitário fosse adotado. “Nós nos baseamos com o estudo sanitário do Estado. Temos a base do Estado e fizemos o nosso. Fizemos um estudo para saber quantos funcionários era preciso colocar nas escolas, pontos estratégicos, também como trazer as crianças de casa com segurança. Tudo isso foi pensado seguindo o protocolo do Estado e adequando a nossa realidade”, contou.

O protocolo sanitário de Japaratinga foi feito desde o início do ano e a secretária contou que a segurança para o retorno foi dada com a vacinação e a compra dos materiais. “Nós fizemos em fevereiro o protocolo de segurança para o retorno das aulas junto com a Secretaria de Saúde. Nossas escolas estão com todo o material: totem, álcool em gel, tapete sanitizante, dispensa de álcool em gel, material de insumos, sabão, álcool 70, termômetro infravermelho, e outros. Montamos o kit do aluno que é composto com o fardamento, uma garrafinha, duas máscaras. Para o funcionário o kit é composto por duas máscaras, a garrafa e um face shield (máscara face) para que a gente possa voltar com o segurança”, disse.

Kit do estudante de Japaratinga. Foto: Isac Silva


Maria José Pereira dos Santos disse que o retorno foi pensando com muito carinho. “Foi contratado para os ônibus o inspetor de ônibus. Cada ônibus terá dois inspetores para que antes de subir nos ônibus, vai ser aferida a temperatura, colocar álcool em gel e que tenha o distanciamento. A gente fez tudo isso com carinho, pensando porque nós precisamos ter segurança para o retorno, tanto para nós funcionários como para os alunos e as famílias que recebem os alunos em casa”, frisou.

A secretária de Educação comunicou ainda que os profissionais da pasta passaram por capacitações para a adequação do protocolo sanitário para o retorno seguro de todos. Ela destacou o empenho do prefeito José Severino da Silva “Déo” (PTB) para que a volta fosse garantida com segurança.

Zeza e Belarmina Bandeira estão ansiosas para o retorno. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*