Alunos de Porto Calvo voltam às aulas com protocolo sanitário
Retorno escalonado ocorreu nesta segunda-feira
Depois de mais um ano afastados das escolas por conta da pandemia do novo coronavírus, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Calvo retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (16). O retorno escalonado é marcado por um rigoroso protocolo adotado pela Secretaria de Educação para evitar a contaminação por covid-19.
Segundo a Prefeitura de Porto Calvo, voltaram de forma presencial os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos e PG2 e PG4 (alunos com idades mais avançadas que estão em turmas menores [PG2 Ensino Fundamental I] e PG4 [Ensino Fundamental II]) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O diretor da Escola Municipal Deputada Ceci Cunha, José Bento dos Santos Neto, disse que o retorno é também uma conquista. “Primeiramente é um desafio, que em meio a pandemia, ao mesmo tempo que é um desafio, é uma conquista. Em meio a pandemia nós podemos voltar, não de forma totalmente presencial, mas no formato semi-presencial, respeitando o distanciamento, que foi solicitado pelo protocolo de segurança e tentamos aplicar os conteúdos da melhor forma possível”, disse.

O professor Daniel Alves Magalhães ressaltou que os protocolos adotados foram essenciais para o retorno. “As aulas estão sendo tranquilas porque a instituição deu todos os mecanismos para que a gente tenha esse contato com os alunos, que não tinha há muito tempo. As aulas nesse momento são importantíssimas porque já faz mais de um ano que a gente não tinha contato com os alunos. A sensação é boa e a escola está dando todo apoio”, frisou.
Os alunos comemoraram o retorno às escolas depois de mais de um ano afastados do contato presencial nas salas de aula. O adolescente Roberto Kauan Silva Ramos, de 14 anos de idade, estava ansioso. “Eu me sinto ansioso e a vontade de voltar para a sala de aula estava grande. Gostei dos protocolos adotados pela escola”, elogiou ele que estuda na Escola Ceci Cunha.

Ainda de acordo com a gestão municipal, as aulas ocorrerão de forma escalonada (hibrida). As escolas adotaram protocolos como aferição de pressão, tapetes sanitizantes, higienização das mãos, além das medidas de segurança no transporte escolar, intervalo, distanciamento social e redução da capacidade de estudantes presentes em 50%.
Com apuração de Isac Silva*
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
