Alunos de Porto Calvo voltam às aulas com protocolo sanitário
Retorno escalonado ocorreu nesta segunda-feira
Depois de mais um ano afastados das escolas por conta da pandemia do novo coronavírus, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Calvo retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (16). O retorno escalonado é marcado por um rigoroso protocolo adotado pela Secretaria de Educação para evitar a contaminação por covid-19.
Segundo a Prefeitura de Porto Calvo, voltaram de forma presencial os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos e PG2 e PG4 (alunos com idades mais avançadas que estão em turmas menores [PG2 Ensino Fundamental I] e PG4 [Ensino Fundamental II]) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O diretor da Escola Municipal Deputada Ceci Cunha, José Bento dos Santos Neto, disse que o retorno é também uma conquista. “Primeiramente é um desafio, que em meio a pandemia, ao mesmo tempo que é um desafio, é uma conquista. Em meio a pandemia nós podemos voltar, não de forma totalmente presencial, mas no formato semi-presencial, respeitando o distanciamento, que foi solicitado pelo protocolo de segurança e tentamos aplicar os conteúdos da melhor forma possível”, disse.

O professor Daniel Alves Magalhães ressaltou que os protocolos adotados foram essenciais para o retorno. “As aulas estão sendo tranquilas porque a instituição deu todos os mecanismos para que a gente tenha esse contato com os alunos, que não tinha há muito tempo. As aulas nesse momento são importantíssimas porque já faz mais de um ano que a gente não tinha contato com os alunos. A sensação é boa e a escola está dando todo apoio”, frisou.
Os alunos comemoraram o retorno às escolas depois de mais de um ano afastados do contato presencial nas salas de aula. O adolescente Roberto Kauan Silva Ramos, de 14 anos de idade, estava ansioso. “Eu me sinto ansioso e a vontade de voltar para a sala de aula estava grande. Gostei dos protocolos adotados pela escola”, elogiou ele que estuda na Escola Ceci Cunha.

Ainda de acordo com a gestão municipal, as aulas ocorrerão de forma escalonada (hibrida). As escolas adotaram protocolos como aferição de pressão, tapetes sanitizantes, higienização das mãos, além das medidas de segurança no transporte escolar, intervalo, distanciamento social e redução da capacidade de estudantes presentes em 50%.
Com apuração de Isac Silva*
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
