Geral

Valdomiro Batista: famoso cordelista de Maragogi morre aos 86 anos

Ele aprendeu a ler sem nunca ter ido a uma escola

Por Maurício Silva 27/08/2021 15h03 - Atualizado em 27/08/2021 15h03
Valdomiro Batista: famoso cordelista de Maragogi morre aos 86 anos
Valdomiro Batista era um apaixonado por Barra Grande - Foto: Divulgação

Maragogi perdeu nesta sexta-feira (27) um dos grandes nomes da cultura popular: o cordelista Valdomiro Batista de Melo. Ele morreu de causas naturais aos 86 anos de idade . Natural de Barreiros-PE, mas há mais de 40 anos se apaixonou pelo povoado Barra Grande e fez história na cidade do Litoral Norte de Alagoas. Seu Valdomiro aprendeu a ler sem nunca ter ido a uma escola para estudar.

Poeta autodidata e uma pessoa muito popular em Barra Grande, Seu Valdomiro é autor de várias obras literárias como “Folheto da Vitória”, “A Minha História de Amor”, “A Verdadeira História de Nossa Senhora da Guia” e “História Política de Maragogi”, entre outros.

Valdomiro Batista de Melo sempre foi um dos grandes animadores da festa da padroeira de Barra Grande, Nossa Senhora da Guia. Com seu bingo e sua barca, ele era figura carimbada na festa do povoado da cidade turística. A sua barca é muito famosa na vila e milhares de moradores de Maragogi já brincaram nela.

O cordelista era também um homem visionário e foi o primeiro a criar uma rádio comunitária na cidade: “A voz de Barra Grande”. A família contou que ele aprendeu a ler quando via um recorte de jornal pelo chão e pedia para que as pessoas lhe ensinassem as letras e assim ele começou a paixão pelas palavras e virou um grande cordelista.