Acidentes

Grupo de trabalho da educação diz que retorno às aulas em AL se mantém seguro

Gestores se reuniram nesta segunda-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 30/08/2021 16h04
Grupo de trabalho da educação diz que retorno às aulas em AL se mantém seguro
Prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, enfatizou que o retorno está sendo seguro - Foto: Assessoria

O grupo de trabalho criado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para acompanhar o retorno as aulas da rede municipal, avalia como “tranquilo e sem intercorrências”, a volta presencial em 63 municípios. Esse número deve aumentar até a primeira quinzena de setembro quando as demais cidades concluírem os protocolos de segurança exigidos. Os gestores se reuniram nesta segunda-feira (30), na sede da entidade municipalista, em Maceió.

O vice-presidente da AMA e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), confirmou a próxima reunião, dia 27 de setembro, para a região onde os municípios estiverem precisando de apoio técnico. Com a vacinação avançando para os adolescentes, a comunidade escolar precisa concluir o ciclo vacinal com a segunda dose, para que o grupo possa definir os próximos passos, como a inclusão da educação infantil e creches.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do laboratório de inteligência artificial, que já executa o monitoramento em Maragogi, pode contribuir com os municípios para acompanhar a evolução da doença, em tempo real. Segundo o professor Krerley, a informação é uma grande aliada dos gestores para decisões rápidas.

Representando a Assembleia Legislativa , a deputada Jó Pereira, que é presidente da Comissão de Educação, anunciou a criação de um manifesto coletivo, assinado por todas as entidades alertando para a necessidade da busca ativa dos estudantes. “Aumento de matriculas não significa volta de alunos para a sala de aula. É preciso a união de todos para que ninguém fique mais fora da escola”, disse a deputada, lembrando que esse é um dos requisitos do Unicef para que o município tenha o selo de “amigo da criança”.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Marli Vidinha, diz que o diálogo é fundamental para a construção coletiva para que se garanta o direito a educação com segurança.

O grupo de trabalho criado pela AMA é multisetorial e dele também fazem parte UNDIME, COSEMS, COEGEMAS e SEDUC.