Grupo de trabalho da educação diz que retorno às aulas em AL se mantém seguro
Gestores se reuniram nesta segunda-feira

O grupo de trabalho criado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para acompanhar o retorno as aulas da rede municipal, avalia como “tranquilo e sem intercorrências”, a volta presencial em 63 municípios. Esse número deve aumentar até a primeira quinzena de setembro quando as demais cidades concluírem os protocolos de segurança exigidos. Os gestores se reuniram nesta segunda-feira (30), na sede da entidade municipalista, em Maceió.
O vice-presidente da AMA e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), confirmou a próxima reunião, dia 27 de setembro, para a região onde os municípios estiverem precisando de apoio técnico. Com a vacinação avançando para os adolescentes, a comunidade escolar precisa concluir o ciclo vacinal com a segunda dose, para que o grupo possa definir os próximos passos, como a inclusão da educação infantil e creches.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do laboratório de inteligência artificial, que já executa o monitoramento em Maragogi, pode contribuir com os municípios para acompanhar a evolução da doença, em tempo real. Segundo o professor Krerley, a informação é uma grande aliada dos gestores para decisões rápidas.
Representando a Assembleia Legislativa , a deputada Jó Pereira, que é presidente da Comissão de Educação, anunciou a criação de um manifesto coletivo, assinado por todas as entidades alertando para a necessidade da busca ativa dos estudantes. “Aumento de matriculas não significa volta de alunos para a sala de aula. É preciso a união de todos para que ninguém fique mais fora da escola”, disse a deputada, lembrando que esse é um dos requisitos do Unicef para que o município tenha o selo de “amigo da criança”.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Marli Vidinha, diz que o diálogo é fundamental para a construção coletiva para que se garanta o direito a educação com segurança.
O grupo de trabalho criado pela AMA é multisetorial e dele também fazem parte UNDIME, COSEMS, COEGEMAS e SEDUC.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Mulher é morta com golpes de machado após ter a casa invadida em São Luís do Quitunde

Brasil repete feito do conjunto geral e é prata na série mista do Mundial de ginástica rítmica

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
