Secretaria de Saúde de Porto Calvo promove evento do programa Melhor em Casa
Evento ocorreu no auditório da prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa “Melhor em Casa”, reuniu vários cuidadores dos assistidos para uma palestra com as psicólogas Bruna Paranhos e Jesca Soares, no Auditório da Prefeitura de Porto Calvo, na manhã desta quarta-feira (18). O evento em alusão à Campanha ‘Janeiro Branco’ teve como tema: “Quem cuida de si, cuida do outro”.
O objetivo da palestra foi promover educação preventiva aos cuidadores dos pacientes inseridos no programa melhor em casa, além de contribuir para a formação de ideais que valorizem a importância dos cuidados relacionados à saúde mental.
As psicólogas Bruna Paranhos e Jesca Soares relatam que esse é um trabalho muito importante para as pessoas que estão cuidando dos pacientes em casa. “É uma alegria muito grande poder contar com essas pessoas, elas nos fazem procurar sempre o melhor para atender todos da melhor forma”, ressalta Jesca.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados.
“Já que estamos em janeiro, e este mês é o mês em alusão aos cuidados das necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, resolvemos reunir as cuidadoras dos nossos pacientes para recarregar, homenagear essas pessoas que lutam com a gente diariamente”, explicou a coordenadora e enfermeira Camila Moura.
A cuidadora Ana Cristina, assistida pelo Programa Melhor em Casa, comentou sobre sua experiência após receber as profissionais do programa. “Hoje meu filho já consegue levantar a cabeça, ‘dizer não’, consegue dar beijo, abraçar. Isso é o quê? Uma união porque se eu fechar minha mão, esse dedo aqui sou eu, e o restante é o Melhor em Casa. Essas meninas são como uma caixa completa transbordando de amor”, ressaltou.
O Programa Melhor em Casa é composto por médicas, enfermeiras, técnicas em enfermagem, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.