Cultura

Palhaço Chapuleta faz alegria da criançada em Maragogi há 40 anos

Educador de Caruaru-PE sempre passa as férias na cidade alagoana

Por Maurício Silva 25/01/2022 14h02 - Atualizado em 25/01/2022 15h03
Palhaço Chapuleta faz alegria da criançada em Maragogi há 40 anos
Artista faz sucesso há 40 anos na cidade litorânea - Foto: Isac Silva/7Segundos

Quando chega o período das férias a criançada de Maragogi já sabe que animação está garantida com a presença do irreverente palhaço Chapuleta. O educador passa o período das férias há 40 anos na cidade do Litoral Norte de Alagoas e ele todo ano sai de Caruaru-PE, a Capital do Forró, para a Capital da Costa dos Corais.

José Vieira da Silva Neto “Chapuleta” vem da cidade pernambucana há 40 anos e passa 40 dias de férias em Maragogi, onde ele faz apresentações em praças e vias públicas, sem cobrar para a garotada (alguns voluntários contribuem com moedas) e o palhaço costuma brincar que o ingresso para a apresentação custa R$ 0,10 para quem fica sentado e R$ 0,05 para quem fica em pé.

Palhaço Chapuleta é pura irreverência. Foto: Isac Silva


Durante essas quatro décadas, ele acompanhou a evolução da cidade turística. “Eu gosto de brincar dizendo que vinha para Maragogi, que Maragogi era sem forma e vazia, que só existia o espirito de Deus. Mas Maragogi foi criando forma nos anos 80 e hoje é uma magnitude dessa”, enfatizou. Ele gosta de afirmar que é filho natural de Caruaru, mas é filho adotado de Maragogi.

O palhaço é um verdadeiro apaixonado por Maragogi. “Não tem outro lugar que me tire daqui. Eu já estou familiarizado e quando chega o meio do ano a pirraiada já começa a ligar, mandando mensagem. Meio de ano já começa a perguntar quando eu venho”, informou.

A alegria é garantida com Chapuleta em Maragogi. Foto: Isac Silva


O 7Segundos acompanhou uma apresentação do palhaço na noite desta segunda-feira (24), na Praça da Juventude (Orla Marítima), e ele contou como é o seu show. “O meu show é improvisado e eu trabalho de acordo com o ambiente, com o grau de instrução da criançada. Com meninos de sítio é uma coisa e com os meninos de cidade já é outra coisa. Cada um tem um QI diferente”, ressaltou.

O artista disse que o trabalho cansa, mas é gratificante. “É gratificante! As vezes tem noites que eu estou cansado, arrasado, mas só pela presença deles (crianças), pelos abraços que eles me dão, eu já me satisfaço”, salientou o palhaço. Nas suas apresentações, ele também distribui balas, doces e pipocas e a garotada adora tudo.

Confira aqui um vídeo:

Com apuração de Isac Silva*