Comportamento

Bióloga chefe da APA Costa dos Corais: ‘A mulher consegue o que quiser’

Roberta Carvalho é sexta personagem da série especial

Por Maurício Silva 11/03/2022 15h03 - Atualizado em 11/03/2022 15h03
Bióloga chefe da APA Costa dos Corais: ‘A mulher consegue o que quiser’
Roberta Carvalho é a nova chefe da APA Costa dos Corais - Foto: Isac Silva/7Segundos

A bióloga Maria Roberta Gomes de Carvalho, de 38 anos de idade, é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e ela é a sexta personagem da série de reportagens especiais do 7Segundos sobre a Semana da Mulher com personalidades femininas que inspiram. Ela destacou: “A mulher consegue o que quiser”.

A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió. Roberta Carvalho é especialista em gestão ambiental e tem MBA em liderança, inovação e gestão. Ela disse que o desafio do cargo é grande e vai trabalhar com muito afinco.

Roberta Carvalho aceitou o desafio de chefiar a APA Costa dos Corais. Foto: Isac Silva


Roberta Carvalho comentou sobre o desafio. “Pra mim é experiência que me emociona, até porque eu estou em Maragogi há 20 anos. Eu trabalhei dentro das unidades de conservação, dentro da Unidade de Conservação, nas zonas de visitação desde o início, desde que quando não existia ainda a Unidade de Conservação, então eu vi toda a transformação dentro dessas, dessas áreas e por ser uma moradora de Maragogi região, eu conheço muito bem”, disse.

A bióloga ainda complementou sobre o desafio. “As problemáticas que tem na região, as problemáticas que a comunidade, os desafios que a comunidade tem e eu porque além de ser um grande desafio na minha vida profissional é também uma forma de eu colaborar e trazer uma melhoria para a nossa unidade”, ressaltou.

Ela foi nomeada para o cargo no dia 7 de março de 2022 e comentou o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo. “Eu me sinto como uma representatividade. É muito bom você ser mulher, mulher ocupar cargos que às vezes as pessoas imaginam que não possam ocupar e você chegar numa chefia da APA sendo uma mulher é impressionante. Eu acho que é uma inspiração pra outras mulheres, para as jovens mostrando que a gente pode chegar aonde a gente quer, aonde a gente deseja, a gente tem a mesma capacidade dos homens e em qualquer área que a gente deseja. Então, pra mim é um orgulho”, salientou.


A unidade de conservação que ela passou a chefiar é uma das mais complexas. “É uma unidade que pega vários municípios e insere dois Estados do nosso do nosso Brasil: Pernambuco e Alagoas. São regiões diferentes, com características diferentes, uma população diferente, comunidades com desafios diferentes. É um desafio enorme. Eu acho que o ICMBio ele precisa se aproximar mais da comunidade. Eu acho que esse é o meu papel, é fazer com que a equipe e eu como chefe, a gente possa se juntar mais a comunidade e fazer da comunidade um servidor também porque o meio ambiente não é nosso, é de todos nós”, comentou.

Mensagem para as mulheres

Para finalizar, Roberta Carvalho deixou uma mensagem para as mulheres. “Para as mulheres vocês podem ser o que vocês querem! Persistam, lutem, estudem, busquem os sonhos de vocês, independente dos obstáculos que tem na vida. A mulher é muito forte, a mulher ela já nasce com um grande destaque porque não é fácil você cuidar de casa, de marido, e você ainda ser profissional, mas a gente mostra que a gente pode. A gente tem algo diferente. Então, o que eu posso falar para mulher é que ela consegue o que ela quiser”, finalizou.

Série Especial

O 7Segundos Maragogi está fazendo uma série de reportagens especiais sobre a Semana da Mulher com personalidades femininas que inspiram. A primeira mulher destacada na série foi a caminhoneira Elisangela Maria da Silva, a segunda foi a assistente social Márcia Fidélis , a terceira foi a vereadora Alcyone Pinto, a quarta foi a bombeira Juliana Maria de Jesus e a quinta foi a policial Andréia Valéria da Silva