Bióloga chefe da APA Costa dos Corais: ‘A mulher consegue o que quiser’
Roberta Carvalho é sexta personagem da série especial
A bióloga Maria Roberta Gomes de Carvalho, de 38 anos de idade, é a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e ela é a sexta personagem da série de reportagens especiais do 7Segundos sobre a Semana da Mulher com personalidades femininas que inspiram. Ela destacou: “A mulher consegue o que quiser”.
A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió. Roberta Carvalho é especialista em gestão ambiental e tem MBA em liderança, inovação e gestão. Ela disse que o desafio do cargo é grande e vai trabalhar com muito afinco.

Roberta Carvalho comentou sobre o desafio. “Pra mim é experiência que me emociona, até porque eu estou em Maragogi há 20 anos. Eu trabalhei dentro das unidades de conservação, dentro da Unidade de Conservação, nas zonas de visitação desde o início, desde que quando não existia ainda a Unidade de Conservação, então eu vi toda a transformação dentro dessas, dessas áreas e por ser uma moradora de Maragogi região, eu conheço muito bem”, disse.
A bióloga ainda complementou sobre o desafio. “As problemáticas que tem na região, as problemáticas que a comunidade, os desafios que a comunidade tem e eu porque além de ser um grande desafio na minha vida profissional é também uma forma de eu colaborar e trazer uma melhoria para a nossa unidade”, ressaltou.
Ela foi nomeada para o cargo no dia 7 de março de 2022 e comentou o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo. “Eu me sinto como uma representatividade. É muito bom você ser mulher, mulher ocupar cargos que às vezes as pessoas imaginam que não possam ocupar e você chegar numa chefia da APA sendo uma mulher é impressionante. Eu acho que é uma inspiração pra outras mulheres, para as jovens mostrando que a gente pode chegar aonde a gente quer, aonde a gente deseja, a gente tem a mesma capacidade dos homens e em qualquer área que a gente deseja. Então, pra mim é um orgulho”, salientou.
A unidade de conservação que ela passou a chefiar é uma das mais complexas. “É uma unidade que pega vários municípios e insere dois Estados do nosso do nosso Brasil: Pernambuco e Alagoas. São regiões diferentes, com características diferentes, uma população diferente, comunidades com desafios diferentes. É um desafio enorme. Eu acho que o ICMBio ele precisa se aproximar mais da comunidade. Eu acho que esse é o meu papel, é fazer com que a equipe e eu como chefe, a gente possa se juntar mais a comunidade e fazer da comunidade um servidor também porque o meio ambiente não é nosso, é de todos nós”, comentou.
Mensagem para as mulheres
Para finalizar, Roberta Carvalho deixou uma mensagem para as mulheres. “Para as mulheres vocês podem ser o que vocês querem! Persistam, lutem, estudem, busquem os sonhos de vocês, independente dos obstáculos que tem na vida. A mulher é muito forte, a mulher ela já nasce com um grande destaque porque não é fácil você cuidar de casa, de marido, e você ainda ser profissional, mas a gente mostra que a gente pode. A gente tem algo diferente. Então, o que eu posso falar para mulher é que ela consegue o que ela quiser”, finalizou.
Série Especial
O 7Segundos Maragogi está fazendo uma série de reportagens especiais sobre a Semana da Mulher com personalidades femininas que inspiram. A primeira mulher destacada na série foi a caminhoneira Elisangela Maria da Silva, a segunda foi a assistente social Márcia Fidélis , a terceira foi a vereadora Alcyone Pinto, a quarta foi a bombeira Juliana Maria de Jesus e a quinta foi a policial Andréia Valéria da Silva.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
