Cidadania

Locutor Edson Ferreira tem história na política do Litoral Norte

Ede trabalha há mais de duas décadas fazendo sua marca locução

Por Maurício Silva 13/05/2022 14h02 - Atualizado em 13/05/2022 14h02
Locutor Edson Ferreira tem história na política do Litoral Norte
Edson Ferreira é um personagem muito conhecido no Litoral Norte - Foto: Assessoria

Ele sonhava brilhar nos campos de futebol e acabou brilhando em outro campo: nos palanques da política do Litoral Norte de Alagoas: essa é a história do locutor Edson Luiz Ferreira, de 45 anos de idade “Ede”. Ele brilha na locução há mais de duas décadas e se tornou um personagem muito conhecido na região, deixando sua marca nas cidades onde atua. O locutor é parceiro inseparável do prefeito de Maragogi, Sérgio Lira.

Edson Luiz Ferreira chegou a jogar na categoria de base de grandes times do Brasil como Grêmio, Ceará, Fortaleza, Náutico e CRB, mas foi aos 19 anos que ele descobriu sua vocação: ser locutor. Ede é um verdadeiro guerreiro e mesmo com disfonia e problemas de dicção [troca o R por L e vice-versa] conseguiu ser referência e se tornar um grande locutor.

Ede concede entrevista falando sobre sua carreira de locutor. Foto: Isac Silva

O locutor disse que tudo começou quando ele voltou do Grêmio e veio para sua terra natal Maragogi e recebeu um convite de Sérgio Lira para fazer locução e de um dono de supermercado. “O saudoso Djalma, que tinha um carro de som na época, também em 1995, que me convidou para fazer umas locuções de comércio, divulgar  supermercado, na porta do supermercado, no supermercado do Joel Vanderlei. Eu fiz quatro semanas seguidas, todo domingo. Só para lembrar na época que o microfone era capaz de cair da minha mão, a tremedeira, o nervosismo da época. Então fui gostando e descobrindo que eu poderia ser um locutor e não parei mais e isso faz 26 anos”, contou.

A locução na área política começou na campanha de Sérgio Lira em 1996. “Em 1996 eu já era locutor e foi quando entrei com força mesmo apresentando vários comícios e vamos dizer assim: o principal locutor do Sérgio Lira em 96. 98 Eleição de governador eu continuei e, graças a Deus, foi dando certo essa vida de locutor e é isso até hoje”, disse.

Ede já fez locucão para vários políticos. Em Maragogi sempre esteve com Sérgio Lira. Foto: Assessoria

Ede se orgulha de sempre ter ficado no grupo de Sérgio Lira. “São várias eleições. Para ter uma ideia eu nunca fiz campanha aqui no município para prefeito a não ser para Lira. Foi Sérgio Lira e quando eu não fiz para Sérgio Lira, eu fiz para o Antônio Lyra em 2004, ou seja, 96, Sérgio Lira; 2000, Sérgio Lira; 2004, Antônio Lyra; 2008, Sérgio Lira; 2012, Sérgio Lira; 2016, Sérgio Lira; e 2020 Sérgio Lira”, informou.

Parceria com Sérgio Lira

Edson Luiz Ferreira tem uma grande admiração pelo prefeito de Maragogi. “Falar essas coisas chego a ficar emocionado porque a gente lembra de muita coisa: [começa a chorar] passa um filme na cabeça. Todo mundo sabe que Sérgio Lira não é meu pai, não é meu irmão, não tem nenhum laço sanguíneo comigo. Mas devido a história, eu nunca fui contra Sérgio Lira em nada na minha vida, desde o início. Eu me lembro que eu tinha 14 anos quando eu conheci Sérgio Lira, foi através de minha mãe. Eu aprendi muito com o Sérgio. Muitas coisas boas. Aprendi ser um homem na vida”, enfatizou.

Ede e Sérgio Lira são parceiros antigos em Maragogi. Foto: Cortesia

Os laços do locutor com o prefeito vão muito além da política. “Sérgio, eu me lembro como hoje quando eu fui para o Grêmio. O Sérgio me deixou na rodoviária, que eu fui de ônibus, eu nunca fui de viajar de avião. Sérgio me levou na rodoviária com todo carinho, como de pai para filho, ele que conseguiu para mim vários clubes, me ajudou muito na minha vida e eu posso dizer que Sérgio pra mim é quase tudo. Eu sempre falo: tudo é Deus! Depois vem minha mãe e Sérgio Lira é quase tudo pra mim [chorando]”, ressaltou.

O prefeito Sérgio Lira disse que o locutor é uma pessoa muito especial. “O Ede começou conosco como locutor da época do ainda do falecido Divaldo Suruagy. Na época que ele iniciou como locutor e já vem acompanhando toda a nossa trajetória política. O Ede é um eleitor fiel aos princípios dele. Ele fez um esforço pessoal sobre-humano, inclusive na época que não existia fonoaudiólogo. Ele mesmo errando algumas palavras por conta da questão do R e L. Ele insistiu e fez disso uma marca registrada: eu posso ouvir o Ede falando e eu sei que é o Ede. Criou essa marca registrada e criou essa identidade com o grupo político da gente e pessoalmente comigo e é motivo de muita alegria”, disse.

Sérgio Lira discursa e Ede fica ao lado em evento de Maragogi. Foto: Assessoria

Não é só Maragogi

O locutor não se restringiu a apenas Maragogi. Ele fez locução para vários candidatos e em diversas cidades: Japaratinga (Zé Aderson, Bruno Loureiro, Newberto Neves e Júnior Loureiro), Jacuípe (Amaro Jorge e Manoel Marques), Jundiá (Segundo) e Porto Calvo (Jorge Cordeiro e Kaika). “Não tem como fugir de outra pessoa de Porto Calvo, que marca muito na minha vida também. Eu senti muito quando ele faleceu, que é o saudoso Kaika. Kaika pra mim [chora] eu fico até sem palavras porque: primeiro Sérgio Lira e depois Kaika”, afirmou.

Carlos Eurico Leão e Lima (Kaika) foi muito especial para o locutor. “Kaika era um amigo-irmão. Foi Sérgio que me botou na direção na vida do Kaika. Só para você ter uma ideia. Sérgio é o primeiro. Foi Sérgio que me botou na vida do Kaika. foram sete anos na prefeitura com o Kaika e depois a amizade dobrou”, contou.

Ede é fã do prefeito e diz que Sérgio Lira é quase tudo. Foto: Cortesia

Superação

Edson Luiz Ferreira supera os problemas de dicção e disfonia para brilhar nos palcos. “Eu cuido bastante da minha voz: faço muito gargarejo, aquecimento vocal. Tenho esse trocadilho de R por L e L por R, mas, graças a Deus, Deus me abençoou e sempre saiu tudo bem. São esses pequenos detalhes”, disse.

Ede superou as dificuldades e é o locutor da prefeitura. Foto: Assessoria

Família

O locutor é casado com Kelly; pai de Erlanny, Everton, Edson Miguel e Enderson; avô do Pietro; e filho de Josefa “Zefinha” e Luiz. Ele também já passou pelas rádios Costa Dourada e Maragogi FM. É também mestre de cerimônia de eventos.

Edson Ferreira faz comunicação com amor. Foto: Assessoria