Política

Câmara aprova reforma administrativa de Maragogi

Projeto foi aprovado por 8 x 2

Por Maurício Silva 03/06/2022 10h10 - Atualizado em 03/06/2022 10h10
Câmara aprova reforma administrativa de Maragogi
Vereadores aprovaram a proposta enviada pelo Poder Executivo - Foto: Isac Silva/7Segundos

Os vereadores aprovaram em sessão ordinária na noite desta quinta-feira (2) o projeto do Poder Executivo que trata da reforma administrativa. A proposta do prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) foi aprovada por 8 x 2. Os parlamentares também discutiram melhorias na infraestrutura do povoado Peroba.

A reforma administrativa já tinha sido discutida na Casa Legislativa na semana passada
. Com as novas regras aprovadas, o município extingue todos os cargos de secretário adjunto. Houve também um acréscimo nos vencimentos de cargos da administração municipal. Os vereadores também aprovaram um projeto de patrocínio aos atletas amadores do município.

O líder do governo na Câmara Municipal, Major Paulo Nunes (PP), disse que o projeto dará mais agilidade na governança. “Aprovamos e reestruturamos, que isso dá uma agilidade maior a governança municipal”, ressaltou. Ele comentou na sessão anterior que com a lei aprovada, o número de cargos comissionados continua o mesmo e mesmo assim, eles não são todos nomeados, eles são nomeados de acordo com a necessidade do município.

Paulo Nunes é o líder do governo na câmara. Foto: Isac Silva


O presidente da Câmara de Vereadores, Júnior do Jozemir (PSDB), comentou sobre a reforma administrativa. “Teve o projeto da reforma administrativa, que foi aprovada. É questão de cargos e um reajuste da inflação do aumento dos secretários e do pessoal que trabalha comissionado e contratado”, disse.

Júnior do Jozemir presidiu a sessão na Câmara de Maragogi. Foto: Isac Silva


Peroba

Os moradores do povoado Peroba estiveram na Casa Legislativa e foram reivindicar melhorias na comunidade, principalmente agora nesse período chuvoso. Entre os reclamantes, estava o ex-prefeito de Maragogi, Paulo Max. A localidade vem sofrendo com problemas estruturais.

Paulo Max disse que foi importante participar desse momento. “Quem luta pela democracia acha muito importante o debate e aqui é uma câmara: é o portal da democracia. É um apelo comunitário do pessoal de Peroba e eu estou reclamando pelo povo. Faz três meses que eu não entro em casa, três meses que a minha casa está cercada de lama e a gente já falou com o secretário e nada foi resolvido. É uma situação de clamor”, enfatizou.

Paulo Nunes disse que o governo vai adotar as medidas necessárias. “As pessoas vieram reivindicar a infraestrutura de Peroba, que realmente com as obras de saneamento pela empresa Telesil tem causado embaraços e dificuldades, inclusive de acesso, porque faz inundações. A gente se comprometeu com eles, junto ao prefeito, ir buscar uma solução de imediata para o bairro porque a população realmente está sofrendo e foi importante eles estarem aqui na sessão para fortalecer esse laço e juntos a gente conseguir resolver esse problema da comunidade”, ressaltou.

Com apuração de Isac Silva*