Alagoas

Defesa Civil mantém alerta por conta de danos das chuvas em Maragogi

Prefeitura decretou estado de calamidade pública no município

Por Maurício Silva 29/06/2022 14h02
Defesa Civil mantém alerta por conta de danos das chuvas em Maragogi
Defesa Civil e bombeiros civis vistoriam áreas em Maragogi - Foto: Assessoria

A Defesa Civil tem mantido o alerta por conta das chuvas que vem causando danos no município de Maragogi. A prefeitura decretou estado de calamidade pública na cidade do Litoral Norte de Alagoas na última segunda-feira (27). O volume de chuva que cai na região desde maio é bastante significativo.

Conforme informações divulgadas pelos institutos de meteorologia e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as chuvas que caíram na última semana excederam os 200 milímetros, e que para a cidade de Maragogi na data de 22 de junho, choveu mais que 130mm sendo considerado um dado alarmante.

O coordenador da Defesa Civil de Maragogi, Sielivaldo Lopes dos Santos, disse que o órgão trabalha em conjunto para minimizar os danos. “O procedimento da Defesa Civil, que é uma ação conjunta com todas as secretarias, aproveitando já o ensejo do decreto de calamidade pública, o prefeito Fernando Sérgio Lira já decretou e o alerta continua! Casos de riscos, procurar um lugar seguro, essa é a orientação da Defesa Civil. Primeiro preservar a vida, procurar um lugar seguro, casa de parentes, comunicar a Defesa Civil e primeiro a vida”, ressaltou.

Sielivaldo Lopes dos Santos comunicou que em casos de desastres ocasionados pelas chuvas, os órgãos podem ser acionados. “Comunicar a Defesa Civil, caso haja algum acidente com alguma pessoa, pode ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros e na sequência a Defesa Civil vai estar presente fazendo o atendimento. Esse alerta do prefeito do prefeito foi muito bom porque todas as secretarias estão englobadas para prestar toda a atenção a sociedade”, disse.

Para acionar a Defesa Civil de Maragogi, o cidadão pode ligar para o número de telefone: (82) 996034644. “Qualquer hora da noite ou do dia nós estamos atendendo a população, principalmente nesta quadra chuvosa. Segue a orientação: estamos num período de quadra chuvosa, o sol está saturado, é natural que algumas casas, principalmente as de taipa, que são feitas nas regiões mais frias, e nessa quadra chuvosa que vai até 15 de agosto, ela venha com essas chuvas rachaduras e por ser de parede fragilizada ela possa cair alguma parede, danificar outras, mas a Defesa Civil está de prontidão para ajudar no que for necessário”, afirmou o coordenador.

Com apuração de Isac Silva*