Bolsonaro vai oficializar candidatura à reeleição em 24 de julho
Ex-ministro Braga Netto será candidato a vice
O PL (Partido Liberal), comandado por Valdemar Costa Neto, bateu o martelo e vai oficializar a pré-candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro no dia 24 de julho, no Rio de Janeiro. O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto será o candidato a vice-presidente na chapa.
A ideia inicial era realizar o evento em São Paulo, na tentativa de fortalecer o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo paulista.
Além disso, o estado é o maior colégio eleitoral do país. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, 28 estão em São Paulo, incluindo a capital, onde há cerca de 8 milhões de votantes.
No entanto, prevaleceu a ideia de lançar a pré-candidatura no Rio de Janeiro, berço político de Bolsonaro. Segundo fontes da campanha de reeleição, o evento ocorrerá no ginásio Maracanãzinho, na zona norte fluminense. A expectativa é que a cerimônia reúna ao menos 10 mil pessoas.
De acordo com o TSE, há dez municípios no Rio de Janeiro com mais de 200 mil eleitores, sendo a capital o segundo maior colégio eleitoral do país, com 4 milhões de votantes.
No início deste mês, o ex-ministro Braga Netto, que vinha ocupando a função de assessor especial da Presidência da República, foi exonerado do cargo. A demissão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Bolsonaro havia confirmado, no final do mês de junho, que o ex-ministro seria candidato a vice em sua chapa no pleito deste ano. "É uma pessoa que eu admiro muito e, caso a gente consiga a reeleição, vai ajudar muito o Brasil nos próximos anos. Eu agradeço ao Braga Netto por ter aceitado essa missão", disse.
Em ao menos duas ocasiões, o chefe do Executivo destacou que o vice seria um homem nascido em Belo Horizonte e que passou por colégio militar, requisitos preenchidos por Braga Netto, nascido na capital mineira e general do Exército.
De acordo com interlocutores, Braga Netto é visto como uma espécie de "seguro-impeachment", por ser militar e não ser do centrão. Braga Netto se filiou ao PL, partido de Bolsonaro, no fim de março. Dessa forma, a chapa será pura, formada por membros de uma única legenda.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
