Geral

Estudante de Maragogi vence etapa estadual do prêmio MPT na Escola

Estudantes que conquistaram o 1º lugar irão representar Alagoas na final da premiação, que acontece em dezembro

Por 7Segundos, com Assessoria 06/09/2022 11h11 - Atualizado em 06/09/2022 14h02
Estudante de Maragogi vence etapa estadual do prêmio MPT na Escola
Desenho feito por Davi Melo, estudante de Maragogi - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou a relação dos trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas de Alagoas que venceram a etapa estadual do prêmio MPT na Escola. Neste ano, o projeto traz o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” e premia estudantes e escolas com trabalhos selecionados nas categorias Desenho, Música, Conto e Poesia. A lista inclui o estudante de Maragogi, Davi de Melo Nascimento, da Escola Municipal de Educação Básica Eurico Acioly Wanderley.

Davi de Melo Nascimento representou o município de Maragogi e ficou em primeiro lugar na categoria Desenho no Grupo I (4º E 5º anos). Ele estuda na Escola Municipal de Educação Básica Eurico Acioly Wanderley e tem como professor José Jonathan dos Santos e a coordenadora do projeto no município é Nazaré Maria de Oliveira. A lista dos vencedores foi divulgada no dia 31 de agosto. 

Desenho vencedor feito pelo aluno maragogiense. Foto: Assessoria


Além de Davi Melo Nascimento, o Litoral Norte de Alagoas teve mais dois destaques: na categoria Poesia, no Grupo II, o aluno de Maragogi, Lucas da Rocha Vanderlei, da Escola Municipal Profª Yone Silvia Henzel ficou em segundo lugar; e na categoria Conto, do Grupo II, a estudante de Porto de Pedras, Wemilly Lima da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Alípio, ficou em segundo lugar.

A premiação integra um dos eixos do projeto Resgate a Infância, de iniciativa nacional do MPT, e tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

A procuradora do MPT Cláudia Soares, coordenadora regional da Coordinfância, destacou a importância do projeto como forma de conscientizar a sociedade sobre os riscos do trabalho precoce e da importância das escolas nesse combate.

Na etapa estadual do ‘Prêmio MPT na Escola’, serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, bem como professores e professoras que orientaram os trabalhos vencedores e que coordenaram as atividades do projeto. As escolas que tiveram alunos premiados também serão premiadas.

Foram premiados trabalhos formados pelo Grupo 1, por estudantes dos 4º e 5º anos – que abordou a temática do trabalho infantil. Já o Grupo 2, composto pelas turmas de 6º e 7º anos, desenvolveu trabalhos sobre aprendizagem profissional/profissionalização de jovens aprendizes.

Os vencedores da etapa estadual serão premiados em solenidade realizada pelo MPT em Alagoas. Já os estudantes e escolas que conquistaram o 1º lugar em cada categoria estão na final do prêmio e irão representar Alagoas na etapa nacional, que ocorrerá em dezembro.

A comissão que julgou os trabalhos vencedores da etapa estadual/Alagoas foi formada pelos procuradores do MPT Cláudia Soares e Rodrigo Alencar; pelas servidoras do MPT Josiane Lima dos Santos e Vanessa Tenório; pela coordenadora geral do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat/AL), Nelma Nunes; pelo representante das crianças e adolescentes no Comitê de Participação (CPA) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Pedro Oliveira; pela auditora fiscal do Trabalho (SRTb/AL) Railene Gomes; e pela assiste social e conselheira tutelar Veraleide Nazaré.

Confira o desenho do estudante de Maragogi: