Governo acrescenta nome do ex-prefeito Kaika ao Hospital Regional do Norte
Lei foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), sancionou e foi publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE) a lei nº 84.746 que acrescenta o nome do ex-prefeito de Porto Calvo, Carlos Eurico Leão e Lima “Kaika”, ao Hospital Regional do Norte (HRN).
A unidade hospitalar no município de Porto Calvo foi inaugurada no dia 6 de julho de 2020, em plena pandemia do novo coronavírus. Por mais de um ano, o HRN atendeu exclusivamente a casos confirmados ou suspeitos de covid-19. Em novembro de 2021 o HRN mudou o perfil assistencial e passou a ser porta aberta. A covid-19 foi a doença que causou a morte do ex-prefeito Kaika no dia 13 de julho do ano passado.
O projeto para acrescentar o nome do ex-gestor da cidade foi feito pelo deputado estadual, Dudu Ronalsa (MDB). A proposta foi aprovada pelos parlamentares na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e foi sancionada pelo governador Paulo Dantas.
Dudu Ronalsa destacou que Kaika foi uma pessoa importante para a Região Norte. “Durante sua vida, lutou pelo desenvolvimento de toda Região Norte, mas principalmente do município onde nascera, o qual dedicou sua trajetória empresarial e política administrando a cidade de Porto Calvo com afinco e extremo carinho, o que refletiu na solidariedade e consternação de toda a população daquele município após seu falecimento”,
Com a lei sancionada e publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado, a unidade hospitalar que fica localizada no bairro Mangazala passa a se chamar Hospital Geral do Norte Prefeito Carlos Eurico Leão e Lima ‘Kaika’.
O Hospital
Construído em uma área de 11.320 m², o hospital recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 30,7 milhões. Conforme o projeto elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS). Com isso, além de Porto Calvo, são beneficiados os moradores de São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras e Maragogi.
Kaika
Kaika iniciou a carreira política em Porto Calvo no ano 2000 quando concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito. Na oportunidade, ele ficou em segundo lugar, perdendo por menos de 300 votos para o então prefeito Jorge Alves Cordeiro.
Em 2004 Kaika foi eleito pela primeira vez prefeito de Porto Calvo. Ele governou a cidade no período de 2005-2008. Ele foi reeleito gestor novamente no pleito de 2008 e governou a cidade no período 2009-2012. A atual prefeita Eronita Sposito é irmã do ex-prefeito.