PT perde eleições presidenciais pela 5ª vez seguida em Maragogi
Última vitória do partido foi em 2010 com Dilma Rousseff
A cidade turística de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, tem se tornado um território adverso para o Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais. A sigla partidária perdeu neste domingo (2) a quinta eleição presidencial seguida no município litorâneo. A útlima vitória petista na Capital da Costa dos Corais foi no segundo turno de 2010 com Dilma Rousseff.
Neste primeiro turno do pleito de 2022 o presidente Jair Bolsonaro (PL) impôs mais uma derrota para o PT. O atual mandatário da Presidência da República foi o mais votado na cidade litorânea com 8.865 votos (52,97%) e o ex-presidente Lula obteve 6.966 votos (41,63%). Essa foi a derrota mais expressiva do PT em território alagoano na votação deste último domingo (2).
A derrocada do PT em Maragogi no começou no primeiro turno do pleito de 2014 quando Marina Silva, então candidata do PSB, foi a mais votada na cidade litorânea com 7.564 votos (61,22%). A então presidente Dilma Rousseff ficou em segundo lugar, bem atrás com 3.222 votos (26,08%) com Aécio Neves (PSDB) com uma votação muito baixa com 1.406 votos (11,38%). Mas no segundo turno de 2014 o então candidato tucano deu um grande salto e o mais votado com 8.245 votos (62,50%) e Dilma teve 4.946 votos (37,50%).
Em 2018 o candidato do PT foi o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e a tendência de antipetismo se fortaleceu na cidade litorânea. No primeiro turno, o candidato Bolsonaro, então filiado ao PSL, ficou em primeiro com 6.551 votos (48,22%) e Haddad ficou com 4.610 votos (33,93%). No segundo turno de 2018 Bolsonaro também venceu com 7.462 votos (54,36%) e o petista teve 6.265 votos (45,64%).
Os últimos sucessos presidenciais do PT em Maragogi foi com Dilma Rousseff em 2010. Ela foi a mais votada no primeiro turno com 4.950 votos. No segundo turno ela superou José Serra (PSDB) com a petista saindo vencedora com 5.970 votos (52,3%) e o tucano paulista sendo o escolhido por 5.434 pessoas (47,65%). Naquele pleito o número de votos válidos em Maragogi foi de 11.404 e em 2022 o eleitorado de Maragogi é de 22.524 eleitores.
Nessas cinco derrotas seguidas do PT, o partido contou com três candidatos diferentes: Dilma Rousseff (2014), Fernando Haddad (2018) e Luiz Inácio Lula da Silva (2022). Eles perderam para três candidatos diferentes: Marina Silva (2014), Aécio Neves (2018) e Jair Bolsonaro (2018 e 2022).
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
