Brasil

Racismo: funcionária da Renner acusa mulher negra de roubar roupas

Caso ocorreu na loja Renner do Shopping Madureira, no Rio de Janeiro. De acordo com a Renner, funcionária foi demitida

Por Metrópoles 13/11/2022 18h06
Racismo: funcionária da Renner acusa mulher negra de roubar roupas
Uma mulher negra que experimentava roupas no provador alega que foi vítima de racismo por parte de uma funcionária - Foto: Reprodução/Redes sociais

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma confusão entre clientes e funcionários da loja Renner no Shopping Madureira, no Rio de Janeiro, no sábado (12/11).

Uma mulher negra que experimentava roupas no provador alega que foi vítima de racismo por parte de uma funcionária. De acordo com a cliente, a trabalhadora a acusou, sem provas, de roubar peças da loja.

“Minha prima estava no provador da Renner quando, de repente, entrou uma funcionária a coagindo, a empurrando na parede, mandando tirar tudo o que ela ‘pegou'”, escreveu uma familiar da cliente, em publicação nas redes sociais.

Um vídeo mostra o momento em que a cliente discute com a funcionária. Ela recebe apoio de outras pessoas que estavam no provador e presenciaram a situação.

“Ela falou: tira tudo que tá dentro da bolsa. Me dá a bolsa que eu vi você pegando”, afirma uma cliente sobre o comportamento da vendedora. “Pela cor da pele. Isso é um absurdo”, continua a mulher.

“Renner racista”

De acordo com a publicação nas redes sociais, diversos clientes do shopping iniciaram um protesto contra a atitude da funcionária. O grupo gritou a frase “Renner racista” em frente à loja.

“Começamos a fazer barulho e a gerente branca falou que não precisava disso, porque era uma coisa mínima. Minha prima em prantos, e em momento nenhum ouvimos um pedido de desculpa”, escreveu.

A Polícia Militar foi chamada até o local. De acordo com o relato nas redes sociais, um dos militares disse que não havia ido até o local “para armar circo”.

A reportagem do Metrópoles procurou a PM do Rio de Janeiro para que prestasse esclarecimentos sobre o assunto. “O caso foi registrado na 29ª DP (Madureira). Os agentes ouvem testemunhas e realizam outras diligências para esclarecer as circunstâncias do fato”, informou a corporação.

“Inaceitável”

Em nota enviada ao Metrópoles, a Renner classificou o episódio como “inaceitável”. De acordo com a empresa, a funcionária que aparece nas imagens foi demitida.

“A abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores das Lojas Renner, por isso a colaboradora responsável já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia. Nos sensibilizamos, lamentamos profundamente o ocorrido e daremos apoio à cliente, nos colocando à sua disposição”, informou a empresa.

A Renner também pontuou que “não tolera racismo ou qualquer tipo de preconceito e discriminação”. A empresa disse ter uma política de direitos humanos e um código de conduta para promoção da igualdade.