MPF apura demolição de barracas de pescadores de Porto de Pedras
Procedimento está em fase de apuração
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) informou nesta quinta-feira (23) que está em fase de apuração um procedimento preparatório sobre a derrubada de barracas de pescadores na Praia de Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, no Litoral Norte do Estado.
O MPF comunicou que tramita no órgão procedimento preparatório sobre representação formulada pela Colônia de Pescadores Z 25 e pelo Conselho Pastoral dos Pescadores, noticiando que, em fevereiro, foi realizada a derrubada de ranchos de pesca, que abrigavam jangadas e materiais utilizados para apoio à pesca local, na Praia de Tatuamunha, em Porto de Pedras.
O órgão federal informou ainda que este procedimento está em fase de apuração, aguardando respostas aos ofícios expedidos ao Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), à Prefeitura de Porto de Pedras e ao empreendimento para que se manifestem sua participação no evento noticiado e as razões para a ação.
O caso
Uma máquina retroescavadeira destruiu totalmente as barracas de pescadores que ficam numa área de responsabilidade da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no município de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. A destruição ocorreu na manhã desta terça-feira (7), na Praia de Tatuamunha.
De acordo com pescadores, a demolição da barraca foi feita a mando do proprietário de um terreno que fica na localidade. A destruição deixou os trabalhadores desolados e sem reação. O local fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
IMA e outros
Novamente o 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas até a publicação da matéria o órgão não passou novamente um posicionamento. A reportagem tentou, mais uma vez, contato com a SPU, mas não obteve êxito e não conseguiu contato com o proprietário. A Prefeitura de Porto de Pedras segue dando apoio juridico aos pescadores.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
