Geral

‘Dr. Curió’: morre o advogado e ex-procurador de Porto Calvo

Ele era um dos profissionais mais respeitados de Alagoas

Por Maurício Silva 26/02/2023 10h10 - Atualizado em 26/02/2023 10h10
‘Dr. Curió’: morre o advogado e ex-procurador de Porto Calvo
Advogado vinha enfrentando problemas de saúde - Foto: Divulgação

Morreu devido a problemas de saúde na noite deste sábado (25), em Maceió, o advogado José Ailton Tavares de Oliveira ‘Dr. Curió’. Ele foi já foi procurador de Porto Calvo, exerceu também o cargo de controlador geral do município e era um dos profissionais mais respeitados de Alagoas. Curió foi um dos defensores de Domingos Fernandes Calabar no histórico julgamento realizado em 22 de julho de 2018.

José Ailton Tavares de Oliveira era muito famoso em Porto Calvo e em toda Alagoas por suas consistentes defesas realizadas ao longo da sua rica carreira. Profundo conhecedor da história de Porto Calvo, ele era um verdadeiro apaixonado pela Terra de Calabar.

Muito respeitado no meio juridico alagoano, Dr Curió era um perito em processos criminais e ganhou muita fama. O advogado gostava muito de política e chegou a exercer o cargo de procurador geral do município na época do ex-prefeito Carlos Eurico Leão e Lima ‘Kaika’ e também foi o controlador geral na gestão do ex-prefeito David Pedrosa.

O corpo de José Ailton Tavares de Oliveira está sendo velado em seu escritório, na rua Coronel Clodoaldo da Fonseca, no bairro Centro. O sepultamento está agendado para às 14h deste domingo (26), no Cemitério Municipal Santa Luzia. Ele vinha sofrendo ultimamente de problemas cardíacos e neste sábado (25) morreu.

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito, manifestou pesar em mensagem postada nas redes sociais. “Que nesse momento de tristeza e luto haja paz, conforto, coragem e amor. Meus sentimentos”, postou. O secretário de Cultura, Adelmo Monteiro, também lamentou. “Meus sentimentos aos familiares e amigos, descanse em paz em sua nova morada”, escreveu.

Advogado de Calabar


Os advogados José Ailton Tavares de Oliveira e Ney Pirauá foram os responsáveis pela defesa de Domingos Fernandes Calabar. O histórico julgamento no Fórum de Porto Calvo no dia 22 de julho de 2018, ocorreu exatamente 383 anos após a morte por garroteamento do personagem mais polêmico do Período Holandês no Brasil. Na ocasião, Calabar foi inocentado por 14 votos e uma abstenção do crime de lesa pátria e foi alçado a herói nacional. Dr. Curió fez uma defensa muito consistente e sentiu totalmente realizado.