Música

Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi tem início com aula inaugural

Projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e aposta na educação musical para transformar a vida de 60 crianças e adolescentes de escolas públicas do município

Por 7Segundos, com Assessoria 10/03/2023 07h07
Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi tem início com aula inaugural
Aula inaugural foi um verdadeiro sucesso - Foto: Sérgio Alcântara

O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi teve sua aula inaugural, nesta quinta-feira (9), no ginásio da Escola Municipal Cívico-Militar Dr. José Jorge de Farias Sales, no bairro Centro. O projeto é patrocinado e pela Equatorial Alagoas que tem como principal objetivo promover educação musical para 60 crianças e jovens do município. A iniciativa integra a plataforma E+ Cultura da concessionária e é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que autoriza produtores a buscarem investimentos privados para financiar atividades culturais.

Além dos alunos selecionados para o projeto, a solenidade também contou com a presença de representantes da Prefeitura de Maragogi, Associação Viva Música, que assina a coordenação técnica da Orquestra, e familiares dos estudantes das três escolas públicas que recebem os ensaios da filarmônica: Escola Dr. Edvaldo de Melo Sena, Escola Dr. José Jorge de Farias Sales e Escola Manoel de Medeiros Costa.

Orquestras estão divididas em três núcleos. Foto: Sérgio Alcântara



Transformação de vidas

Na oportunidade, o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, reafirmou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam transformação social, inclusão e valorização da população local e suas tradições culturais. “O Grupo Equatorial não se limita a distribuir energia elétrica e, por isso, tem apostado em projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável nos locais em que atua. Estamos muito felizes com a realização dessa aula inaugural e por poder contribuir com a transformação da vida dos jovens maragogienses”, falou.

Humberto Soares enfatizou o papel da Equatorial. Foto: Assessoria


O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, por sua vez, agradeceu a Equatorial pelo apoio e afirmou que o município comemora a realização do projeto na cidade. “Tenho certeza que a orquestra vai impactar positivamente a vida de muitas famílias. Desejamos muito sucesso aos alunos que já iniciaram uma linda e brilhante trajetória musical”, disse.

Prefeito Sérgio Lira ficou muito feliz com o projeto. Foto: Sérgio Alcântara


O diretor artístico do Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi, maestro Bruno Barreto, falou sobre a importância da aula inaugural que marca de forma positiva o início do desenvolvimento das atividades. “O engajamento dos alunos e de toda a comunidade tem sido excelente e isso tem nos surpreendido positivamente. Certamente, o trabalho que vamos desenvolver junto aos jovens será efetivo e renderá bons frutos”, ressaltou o profissional.

Maestro Bruno Barreto está contente com a evolução do projeto. Foto: Sérgio Alcântara


“Não vejo a hora de aprender a tocar um instrumento!”

O pequeno Warllyson Ezequiel dos Santos, de apenas 9 anos, é um dos 60 alunos selecionados para a orquestra. Os seus pais trabalham no segmento do turismo na cidade. Com um sorriso largo no rosto, ele se diz ansioso para aprender a tocar um instrumento. O Núcleo de Orquestras Jovens de Maragogi vai realizar oficinas de música e ensaios individuais e coletivos com saxofone, violoncelo, flauta transversal, flauta doce, clarinete, trombone e trompete. “Fiquei muito feliz quando soube que iria fazer parte da orquestra aqui da minha cidade. Vai ser uma experiência nova e desafiadora para mim!”, disse ele.

Warllyson Ezequiel está empolgado com o projeto. Foto: Sérgio Alcântara


Apresentações culturais e musicais

A programação da aula inaugural também contemplou apresentações que exaltaram a cultura alagoana, como é o caso do pastoril, um dos folguedos mais populares do estado, que foi executado por alunos de escolas públicas da cidade. Por fim, o evento também contou com mais dois outros espetáculos: um conduzido por professores da própria orquestra, e outro coordenado por 12 alunos do projeto que já tiveram algum contato com o universo musical.

Aula inaugural contou com apresentação de pastoril. Foto: Assessoria


ODS – A criação da orquestra em Maragogi está em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030, mais especificamente ao de número 4 (Educação de Qualidade) e número 10 (Redução das Desigualdades).

Alunos estão felizes com o projeto. Foto: Assessoria