Governo de Alagoas entrega planos diretores da Barra de Santo Antônio e Milagres
Documentos determinam diretrizes para o melhor ordenamento das cidades através do crescimento sustentável e responsável do segmento do turismo
O turismo é uma atividade econômica atrelada diretamente ao ordenamento urbano, infraestrutura e planejamento sustentável das cidades. Pensando nisso, o governador Paulo Dantas e a secretária do Turismo, Bárbara Braga, entregaram os Planos Diretores aos municípios da Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte, aos respectivos prefeitos, na manhã desta quinta-feira (9), no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
A prefeita Livia Carla, da Barra de Santo Antônio, e o prefeito Jadson Lessa, de São Miguel dos Milagres, receberam das mãos do governador o Plano Diretor dos Municípios, que visa planejar e estruturar as cidades para o turismo, promovendo melhorias de infraestrutura, ordenamento e serviços vinculados à atividade, o que impacta diretamente a economia destas cidades. Os documentos serão encaminhados para as respectivas Câmaras de Vereadores para serem apreciados e colocados em votação.

O governador Paulo Dantas reforçou que o objetivo do Estado é auxiliar no desenvolvimento ordenado dos municípios. Segundo ele, o Plano Diretor impacta tanto no dia a dia de seus habitantes como na recepção de seus turistas, prospectando um maior fluxo de visitantes, considerando que a cidade tem infraestrutura adequada para recebê- los.
“Fico muito feliz em poder entregar esse material para as prefeituras da Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios turísticos que recebem milhares de visitantes o ano todo. Esses planos diretores vão auxiliar as prefeituras no planejamento e execução de obras para o melhor desenvolvimento, melhorando a vida da população e a infraestrutura para receber turistas e novos investidores”, disse.
De acordo com a secretária Bárbara Braga, o Governo de Alagoas investiu mais de um milhão de reais para a elaboração dos planos já entregues, que inclui também o município de Porto de Pedras, já contemplado com a iniciativa que tem o intuito de promover o crescimento ordenado dessas cidades por meio de diretrizes sustentáveis e responsáveis para todo o setor do turismo.
"Essa é mais uma ação de grande importância e impacto. Realizamos a entrega dos planos diretores de Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, municípios localizados numa região de turismo já consolidado e que necessita de atenção para o combate ao crescimento desordenado, que é a Costa dos Corais. Os Planos Diretores promovem de maneira integrada a organização urbanística e a justa distribuição espacial dos empreendimentos e habitantes dos municípios, impedindo, assim ,desvirtuamento no crescimento e efeitos negativos no que tange ao meio ambiente. Demos mais um passo na consolidação de um planejamento sustentável do turismo de Alagoas", concluiu a secretária.
A prefeita Livia Carla e o prefeito Jadson Lessa agradeceram ao governador Paulo Dantas pelos documentos e reforçaram o compromisso de dialogar com os vereadores de cada um dos municípios acerca da aprovação do Plano Diretor, reforçando sua importância na captação de novos empreendimentos para as cidades.

Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
