Política

Japaratinga realiza 1ª audiência pública de elaboração do Plano Diretor

Pela primeira vez, em 62 anos, município terá documento, que vai direcionar crescimento ordenado da cidade

Por 7Segundos, com Assessoria 20/04/2022 15h03
Japaratinga realiza 1ª audiência pública de elaboração do Plano Diretor
1ª Audiência Pública foi realizada em Japaratinga - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Japaratinga realizou a 1ª Audiência Pública de elaboração do Plano Diretor. Pela primeira vez, em 62 anos, o município terá um plano diretor, que vai direcionar o crescimento ordenado da cidade. O evento reuniu representantes de vários segmentos da sociedade, da gestão, vereadores, trade turístico e empresários, na noite da última terça-feira (19), no auditório de um hotel, no bairro Centro.

O Plano Diretor é uma das maiores conquistas da gestão do prefeito José Severino da Silva "Déo" (PTB), e do vice Jailton dos Santos "Jal" (PSDB). O projeto está sendo custeado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (sedetur), após pedido do prefeito Déo, ao então governador Renan Filho. A assinatura do convênio entre Prefeitura e Estado foi realizada em agosto do ano passado.

Autoridades participaram da audiência. Foto: Assessoria


O processo de elaboração do documento tem previsão de execução de 8 meses. O escopo de trabalho proposto prevê, além das atividades técnicas desenvolvidas em escritório, pela consultoria contratada, a realização das Audiências Públicas; diversas reuniões executivas locais; a formação e reuniões com o Conselho da Cidade municipal; o processo de consulta pública para coleta de opinião da população; e uma audiência pública ao final do processo para discussão da legislação do Plano Diretor.

Para o prefeito Déo, Japaratinga dá mais um importante passo para o futuro, e pediu o empenho de toda a população. “Mais uma conquista histórica para nossa cidade. Nesses 62 anos, nunca entrou um prefeito que tivesse a coragem de lutar por um plano diretor. Estou feliz e orgulhoso, mas peço que todos vocês nos ajudem no processo, pois a cidade não é minha, mas de todos!”, comemorou.

Prefeito Déo enfatizou que esse é um momento histórico. Foto: Assessoria


O vice prefeito Jal também celebrou o início do projeto. “Estamos todos felizes! Quando estive na câmara, meu amigo Déo sabe, ‘brigamos’ muito para que o plano diretor fosse elaborado naquela época. Infelizmente os gestores não apoiaram. Mas hoje a gente tá no início desse desafio, graças a Deus!”.

Jal comemorou o início do projeto. Foto: Assessoria

Toda a população tem acesso ao processo de elaboração do plano. Quem tiver alguma dúvida pode acessar o site planodiretorjaparatinga.com, ou pode ir no Japaratinga.al.gov.br, e clicar na aba Plano Diretor. Quem preferir pode se dirigir às Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, ambas localizadas na Galeria Coqueiro Verde, no Centro de Japaratinga, de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Mas porque Japaratinga precisa de um Plano Diretor?

O crescimento sem planejamento e desordenado, como tem ocorrido em sua maioria, é muito problemático. É problemático porque agride o meio ambiente, ampliando a cidade de forma incorreta, sem infraestrutura, sem qualidade dos serviços gerando enorme passivo público. Este mesmo crescimento desordenado pode ameaçar até mesmo os nossos atrativos turísticos, quer dizer, se Japaratinga continuar a crescer desordenadamente, e em alta velocidade, é provável que os próprios turistas percam o interesse em nosso município.

Portanto, é preciso planejar!

O Plano Diretor vem para cumprir essa tarefa, preencher essa lacuna. Através dele vamos regulamentar e normatizar anos de negligencia e má gestão pública. A tarefa não será fácil, mas é preciso dar o primeiro passo.

O Plano Diretor deverá também ser ferramenta de redução das desigualdades locais. Os recursos oriundos da atividade econômica gerada pelo bom turismo - planejado e ordenado - trará não somente emprego e renda para os moradores de Japaratinga, mas também deverá fomentar melhores condições de vida para os bairros e povoados onde hoje ainda temos condições de extrema pobreza.