Maragogi libera vacina bivalente para todos grupos prioritários
Vacinação ocorre no Posto Eurico Wanderley
Seguindo recomendação do ofício circular emitido pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2023, a Secretaria de Saúde de Maragogi decidiu antecipar a liberação da aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra o novo coronavírus para todos os grupos prioritários no município do Litoral Norte de Alagoas. A liberação ocorreu nesta segunda-feira (20).
A vacina bivalente possui este nome porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por Covid-19. O imunizante está sendo aplicado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Eurico Wanderley, no Centro da cidade, das 8h às 16h.
A aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra a covid na cidade litorânea começou no dia 27 de março de 2023. A coordenadora Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maragogi, Bárbara Farias, ressaltou que a gestão decidiu seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e antecipou a liberação para todos os grupos prioritários.
A profissional de saúde, Ivaneide Maria dos Santos, de 49 anos de idade, não perdeu tempo e foi logo se vacinar nesta segunda-feira (20). "É importante tomarmos a vacina bivalente, principalmente nós profissionais da saúde, que estamos trabalhando na linha de frente. Estamos na torcida de enfraquecer esse vírus através da vacina e viva o SUS", salientou.
A enfermeira Nara Liano destacou a importância da vacinação. "É importante frisar que a vacina ela veio uma forma para prevenir a doença. Então essa campanha está cada vez mais tomando um rumo bem forte para que a gente possa de forma eliminar ou enfraquecer esse vírus", frisou.
Confira todos os grupos prioritários:
*Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos de idade); indígenas (a partir dos 12 anos de idade); ribeirinhos (a partir dos 12 anos de idade) e quilombolas (a partir dos 12 anos de idade).
*Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
*Gestantes e puérperas;
*Trabalhadores da saúde;
*Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Com apuração de Isac Silva*