Covid -19

Maragogi libera vacina bivalente para todos grupos prioritários

Vacinação ocorre no Posto Eurico Wanderley

Por Maurício Silva 20/03/2023 14h02 - Atualizado em 20/03/2023 17h05
Maragogi libera vacina bivalente para todos grupos prioritários
Vacinação com a bivalente contempla todos os grupos prioritários em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Seguindo recomendação do ofício circular emitido pelo Ministério da Saúde em 17 de março de 2023, a Secretaria de Saúde de Maragogi decidiu antecipar a liberação da aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra o novo coronavírus para todos os grupos prioritários no município do Litoral Norte de Alagoas. A liberação ocorreu nesta segunda-feira (20). 

A vacina bivalente possui este nome porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por Covid-19.  O imunizante está sendo aplicado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Eurico Wanderley, no Centro da cidade, das 8h às 16h.

Posto Eurico Wanderley fica na rua Luiz Holanda, no bairro Centro. Foto: Isac Silva

A aplicação do imunizante Pfizer bivalente contra a covid na cidade litorânea começou no dia 27 de março de 2023. A coordenadora Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maragogi, Bárbara Farias, ressaltou que a gestão decidiu seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e antecipou a liberação para todos os grupos prioritários.

Bárbara Farias destacou que o município vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde

A profissional de saúde, Ivaneide Maria dos Santos, de 49 anos de idade, não perdeu tempo e foi logo se vacinar nesta segunda-feira (20). "É importante tomarmos a vacina bivalente, principalmente nós profissionais da saúde, que estamos trabalhando na linha de frente. Estamos na torcida de enfraquecer esse vírus através da vacina e viva o SUS", salientou.

A enfermeira Nara Liano destacou a importância da vacinação. "É importante frisar que a vacina ela veio uma forma para prevenir a doença. Então essa campanha está cada vez mais tomando um rumo bem forte para que a gente possa de forma eliminar ou enfraquecer esse vírus", frisou.

Profissionais da Saúde estão inclusos nos grupos prioritários. Foto: Isac Silva

Confira todos os grupos prioritários:

*Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos de idade); indígenas (a partir dos 12 anos de idade); ribeirinhos (a partir dos 12 anos de idade) e quilombolas (a partir dos 12 anos de idade).

*Pessoas de 60 a 69 anos de idade;

*Gestantes e puérperas;

*Trabalhadores da saúde;

*Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Bivalente protege contra duas cepas do novo coronavírus. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*