Moradores de Novo Lino sofrem com serviços de saúde
Ambulância e medicamentos estão entre as principais queixas
Os moradores e pessoas que visitam o município de Novo Lino ultimamente têm sofrido com os serviços de saúde ofertados pela Prefeitura Municipal. A falta de ambulância, escassez de medicamentos e até falta de vacina estão entre as principais queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta quarta-feira (16) uma usuária do SUS precisou ir até o Pronto Atendimento, mas tinha que ser encaminhada para o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, mas o problema é que não tinha ambulância disponível. Moradores afirmam que a indisponibilidade desse tipo de veículo é muito constante na cidade.
Outro problema recorrente relatado por moradores na gestão de Novo Lino é a falta de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde. Usuários do SUS afirmam que são constantes as faltas de remédios para patologias como: hipertensão, diabetes e outros tipos de doenças.
Outra reclamação constante é a falta de vacina. Nesses dias, outro usuário do SUS foi tomar a vacina contra o tétano. A pessoa foi informada que a Secretaria Municipal de Saúde estava sem o imunizante e a previsão é que a antitetânica só chegue em duas semanas.
O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Novo Lino desde o começo da manhã desta quinta-feira (17) e o órgão emitiu uma nota de esclarecimento. Confira a nota na íntegra:
O Município de Novo Lino, por intermédio da Secretaria de Saúde, vem, através deste, esclarecer que não são verídicas as alegações de falta de ambulâncias, medicamentos e vacinas para a população. Novo Lino possui 08 ambulâncias, todas em ótimo estado de conservação, que sempre são utilizadas para prestar toda a assistência aos cidadãos, ficando 02 no Pronto Atendimento e as outras 06 de prontidão, caso ocorra alguma urgência.
No tocante aos medicamentos para pressão alta e diabetes, todos os meses a farmácia do Município é abastecida com 10 mil comprimidos de Losartana e 10 mil comprimidos de metformina, portanto, todos os meses há medicamentos disponíveis para a população. Além disso, em virtude da alta procura por tratamento de pressão alta e diabetes, o Município já está providenciando a aquisição de uma quantidade maior dos remédios utilizados, mas salientando que todos os meses a farmácia é sempre abastecida.
Quanto as afirmações de ausência de vacina antitetânica, forçoso esclarecer que o Município de Novo Lino sempre possui a vacina em seu estoque, não havendo, nunca, a falta da vacina para a população.
A Prefeitura de Novo Lino vem prestando satisfatoriamente o serviço público de saúde a população, estando sempre aberta aos anseios dos cidadãos linenses e, mais importante, buscando melhorar a cada dia. Qualquer crítica construtiva será aceita e as melhorias serão buscadas, no entanto, as inverdades precisam ser esclarecidas, sob pena de disseminação de Fake News, conduta esta considerada antiética e, a depender do caso, crime.