Na Índia, Lira pede a países que cobrem investimentos ambientais das nações mais ricas
Tom de declaração do presidente da Câmara segue posição de Lula; Lira participa do Fórum Parlamentar do G20
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (12) que os recursos para combater a crise ambiental devem ser investidos pelos países ricos. A declaração foi feita na Índia, em discurso no Fórum Parlamentar do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia. "Em especial, nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas", disse.
O tom da fala de Lira segue o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.
O presidente da Câmara destacou ainda que a pauta verde é uma das "maiores prioridades" do Legislativo brasileiro. "O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável", elogiou. Da Índia, Lira segue para a China.
Veja a programação da viagem, que inclui uma comitiva de parlamentares, de 10 a 21 de outubro:
• 10 e 11: viagem para Nova Déli;
• 12 a 14: reunião anual da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20;
• 15 : viagem à China a convite do presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji;
• 16 e 18: Xangai — encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas com foco em investimentos produtivos para o Brasil;• 19 a 21: Pequim — visita à Assembleia Nacional Popular e a empresas; e
• 22: retorno para o Brasil.
Outros seis deputados estão com Arthur Lira na viagem. São eles: Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Luís Tibé (Avante-MG).
Discursos de Lula
No fim de agosto, Lula disse que os países mais ricos do mundo precisam disponibilizar recursos para que as nações emergentes possam preservar as suas florestas. Para o presidente, os países desenvolvidos são os “grandes responsáveis” pela crise climática e “têm uma dívida histórica com o planeta Terra e com a humanidade”.
“Para que as promessas já feitas pelos países ricos sejam cumpridas, o financiamento climático e de biodiversidade deve ser verdadeiramente novo e adicional em relação ao financiamento ao desenvolvimento”, afirmou Lula durante a cúpula do Brics — grupo inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e que agora conta também com Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Veja também
Últimas notícias
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher fica ferida após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Incêndio em apartamento na Ponta Verde atinge cinco cômodos e deixa dois destruídos
Prefeitura realizará mutirão de limpeza na Praia de Jaraguá neste sábado (19)
Intervenção da Equatorial afeta iluminação pública na Durval de Góes Monteiro
Prefeitura de Maceió remove construções irregulares no Farol e Mangabeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
