Saúde

Secretaria de Saúde de Maragogi intensifica ações contra dengue

Governo diz que a situação está sob controle na cidade litorânea

Por Maurício Silva 06/03/2024 08h08
Secretaria de Saúde de Maragogi intensifica ações contra dengue
Secretaria de Saúde quer a colaboração da população no combate à dengue - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Com o surto de dengue em vários lugres do Brasil, a Secretaria de Saúde de Maragogi vem intensificando as ações contra o mosquito aedes aegypti. O Governo Municipal informou que a situação está sob controle na cidade do Litoral Norte de Alagoas.

A gestão municipal criou um Plano de Contingência no município turístico para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde capacitou os profissionais para fazer todo um trabalho em conjunto na cidade litorânea.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, até o fim do mês de fevereiro, a cidade possuía 47 casos clinicamente suspeitos, destes 47, boa parte não são de pessoas residentes em Maragogi (muitos são de Pernambuco). A gestão considera a situação sob controle. Em 2022, o município chegou a decretar emergência em saúde pública por conta da dengue.

A coordenadora da Atenção Básica, Bárbara Farias, destacou que o município está preparado para atender os casos. “Quem estiver com suspeita deve procurar a unidade de saúde mais próxima. A Secretaria de Saúde está em alerta. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está preparada e é a principal porta para os casos graves. Todos os profissionais da área de saúde foram treinados com todos os protocolos”, informou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria José da Silva Oliveira, salientou que o trabalho de notificação é muito importante. “A notificação é importante, é importante demais para as tomadas de decisões. E mais: procurar o atendimento é essencial”, disse.

O coordenador de Endemias, Valnei Correia, informou que o trabalho de combate é feito diariamente pela coordenadoria e que são visitados os mais de 25 mil imóveis da cidade litorânea, sendo que na área urbana é feito um trabalho ainda mais diferenciado. Ele destacou que a parceria da população no combate ao mosquito é essencial.