Semudh visita quilombos em Passo do Camaragibe e Japaratinga para promover resgate histórico das comunidades
Quilombos Perpétua, Bom Despacho e Macuca receberam atividades do Projeto Território de Resistência: Identidade Quilombola em Foco
Com o objetivo de promover o resgate da história e fortalecimento da cultura de comunidades tradicionais, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) está realizando o Projeto Território de Resistência: Identidade Quilombola em Foco. Nestes últimos dois dias (2 e 3), foram realizadas atividades nos quilombos Perpétua e Bom Despacho, em Passo do Camaragibe, e Macuca, em Japaratinga.
O projeto surgiu de uma necessidade exposta pelas próprias comunidades, que apontaram a dificuldade, sobretudo dos mais novos, na valorização da identidade quilombola. Além disso, as ações visam identificar e entender as demandas desses povos e, com isso, buscar soluções junto aos órgãos competentes. As atividades realizadas na Região Norte do Estado também contaram com a participação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

“Nosso objetivo é reunir esses quilombos que estão sendo contemplados para que a gente possa criar uma rede com objetivo de potencializar a identidade quilombola, assim como entender a vivência e as demandas das comunidades”, disse o gerente de Políticas de Monitoramento de Políticas Públicas para Igualdade Racial da Semudh, Jonathan Silva.
A primeira comunidade visitada foi Perpétua, onde a equipe conheceu o território e o modo de vida dos seus residentes. As lideranças relataram a necessidade de restauração da Casa de Farinha, que é uma fonte de renda e um símbolo de grande importância histórica e ancestral do quilombo. Posteriormente, em Bom Despacho, representantes da associação quilombola local explicaram que há uma dificuldade maior de mobilização nas atividades da comunidade e de identificação da identidade quilombola.

Por fim, o segundo dia de atividades aconteceu na comunidade Macuca. Por lá, foi promovida uma palestra sobre a importância de assumir e resgatar a identidade quilombola como uma forma de resistência. Também foram debatidas estratégias para o fortalecimento da ancestralidade, sobretudo no aspecto cultural.
O projeto já realizou atividades nas comunidades de Pixaim, em Piaçabuçu, e no quilombo do Povoado Jorge, em Poço das Trincheiras, e seguirá promovendo ações em outras regiões de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
