Produtores de banana participam de seminário em Maragogi sobre Sigatoka Negra
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (29)
Produtores de banana de toda a Região Norte do Estado participaram nesta quinta-feira (29), no município de Maragogi, do Seminário de Bananicultura. O evento na cidade litorânea ocorreu no auditório do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Peroba, e teve como assunto principal a Sigatoka Negra.
A Sigatoka Negra é uma doença devastadora que afeta a cultura da banana, um dos cultivos mais importantes para a economia local. A praga vem crescendo em todo o Brasil e tem preocupado os bananeiros alagoanos.
Os produtores de banana e técnicos discutiram estratégias de controle e manejo sustentável da Sigatoka Negra. Foram abordadas práticas de controle biológico, uso de defensivos agrícolas, técnicas de manejo cultural e a importância da adoção de variedades resistentes ao fungo.

O secretário de Agricultura de Maragogi, Major Paulo Nunes destacou primeiro a escolha de Maragogi ser a sede do encontro. “Maragogi é regional e tudo acontece aqui: é uma cidade turística, visitada e tem um comércio de banana considerado. A Região Norte como um todo é grande produtora de banana e Maragogi se destaca levando o produto até para Pernambuco, Alagoas e toda rede hoteleira se alimenta da banana de Maragogi”, frisou.

Paulo Nunes salientou que o encontro foi fundamental para o controle da praga. “Esse fungo é agressivo, não escolhe clima, não escolhe o grande ou pequeno, não escolhe o local, mas já está instalado. Estamos recebendo especialistas do Ministério da Agricultura, Sebrae, Prefeitura de Maragogi e outras instituições para trazermos a região toda para cá e naturalmente vai sair os ensinamentos, tecnologias, a forma de manejo, como agir para minimizar essas agressões”, ressaltou.

Sigatoka Negra
A Sigatoka Negra é uma das principais doenças da bananeira, causada pelo fungo mycosphaerella fijiensis. Ela ataca as folhas da planta, reduzindo a capacidade fotossintética e, consequentemente, comprometendo o desenvolvimento dos frutos. Os sintomas incluem manchas escuras nas folhas que se expandem rapidamente, levando à sua necrose. Em casos severos, a produção pode cair drasticamente, chegando a uma redução de até 50%, causando sérios prejuízos aos agricultores.
Seminário de Bananicultura
O seminário reuniu no Ifal campus Maragogi, das 8h às 17h, produtores de banana de toda a região e contou com parceiros importantes como: Sebrae, Prefeitura de Maragogi, Prefeitura de Porto Calvo, Emater, Adeal, Seagri, Mapa, Senar e Ifal.

Veja também
Últimas notícias
Programa Terra Arada é referência em atendimento à agricultura familiar em Palmeira dos Índios
Governo de Alagoas autoriza novo concurso público para o DER/AL
Governo de Alagoas autoriza desapropriações para obras de saneamento e abastecimento em seis municípios
Caminhão dá ré, atinge moto e deixa homem morto na AL-110 em Arapiraca
Mulher é esfaqueada em Marechal Deodoro e diz que agressora teve ciúmes do namorado
MPAL se posiciona contra retirada do nome de Zumbi do prédio da Prefeitura de União
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
