Turismo

Prefeitura e ICMBio aumentam fiscalização do Plano de Manejo em Maragogi

Profissionais do aquaviário se reuniram com representantes da prefeitura e do ICMBio

Por Maurício Silva 12/02/2025 17h05 - Atualizado em 12/02/2025 17h05
Prefeitura e ICMBio aumentam fiscalização do Plano de Manejo em Maragogi
Encontro reuniu diversos representantes do governo e operadores do aquaviário - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A Prefeitura de Maragogi e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão aumentar a fiscalização para que seja cumprido rigorosamente o Plano de Manejo do ICMBio nas águas do município do Litoral Norte de Alagoas. Os profissionais do aquaviário se reuniram nesta quarta-feira (12) com representantes do governo municipal e com membros do órgão federal para discutir a fiscalização do aquaviário na cidade turística.

Os escuneiros afirmam que o Plano de Manejo não estava sendo cumprido rigorosamente na cidade litorânea e por esse motivo eles fizeram um protesto na manhã desta quarta, que resultou no ‘fechamento’ das piscinas naturais de Barra Grande, Galés, Taocas e Buraco do Mércio. Depois de um encontro com representantes do ICMBio e da prefeitura, eles pararam a manifestação e liberam o acesso por volta das 10h30. A partir desta quinta-feira (13) os passeios continuam normalmente com a fiscalização intensificada.

Encontro foi considerado muito proveitoso. Foto: Isac Silva


Pelo Plano de Manejo elaborado pelo ICMBio, ficou determinado que catamarã só posse embarcar com 54 pessoas; escuna com 12 pessoas; e oito pessoas por lancha. Os escuneiros afirmaram que os números não estavam sendo respeitados pelos donos de lanchas e catamarãs, como também o número de passeios diários. Os proprietários de escunas disseram que estavam sendo prejudicados e fizeram a manifestação.

Os operadores do aquaviário se reuniram na tarde de hoje, no Gabinete do Prefeito, com representantes do município. O secretário Especial de Governo, Gabriel Vasconcelos, contou o que foi acordado. “Esse plano só vai contribuir para que a gente consiga trabalhar com mais ânimo. Eles pediram para que a gente siga o Plano de Manejo, que é determinado pelo ICMBio, como isso é uma área de proteção ambiental, a APA Costa dos Corais, a gente tem que seguir as regras impostas pelo ICMBio. O que vai acontecer é que a gente vai intensificar a fiscalização”, disse ele. O prefeito Daniel Vasconcelos se encontra em viagem oficial em Brasília.

A fiscalização municipal vai ser coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. “A gente quer que as pessoas entendam que o serviço de fiscalização não é apenas um serviço de punição, mas é que ordena e regra o uso das piscinas dessa parte ambiental. O que a gente quer é que essas pessoas entendam é que a nossa ação vai se pautar dentro da legalidade, buscando o que foi acordado com a legislação federal de meio ambiente, com a legislação e as delimitações da Prefeitura de Maragogi. Mas, o intuito é só organizar para que as pessoas continuem fazendo os passeios, continuam usando das belezas naturais de Maragogi para um turismo sustentável”, destacou o secretário Eliezer Lisboa.

Operadores do aquaviário foram ouvidos pelas autoridades. Foto: Isac Silva


O secretário de Articulação Política, Paulo Nunes, frisou que a discussão foi proveitosa. “São questões pequenas que precisam ser resolvidas para todos cumprirem igualmente, isso precisa do regimento interno, talvez precise regulamentar a lei do aquaviário e o Plano de Manejo. Isso com o regimento interno deixando bem claro todas as normas. O turismo de Maragogi precisa ser um turismo sustentável. É preciso que se tenha  consciência ambiental e obedecer às regras do jogo, todos têm que cumprir a regra e a regra é justa e a mesma para todos”, finalizou.

Um regimento interno será criado. Foto: Isac Silva

Com Isac Silva*