Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros
Boletos físicos chegam a partir de junho, com vencimento em 31 de julho

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), as tratativas com os Correios para a segunda etapa do recolhimento anual da Taxa de Bombeiros. A arrecadação proveniente da taxa é destinada exclusivamente à melhoria dos equipamentos, da estrutura e dos serviços prestados pela corporação no estado.
A Taxa de Bombeiros financia ações essenciais de prevenção, combate a incêndios, resgates e salvamentos, sendo lançada em duas etapas. A primeira ocorreu em fevereiro, em versão digital, permitindo que o contribuinte gerasse o boleto diretamente no site oficial da corporação. Já a segunda etapa, com lançamento previsto para meados de junho, consiste na entrega física dos boletos pelos Correios para aqueles que não realizaram o pagamento online. As correspondências devem ser entregues no final do mês de junho, com vencimento em 31 de julho.
O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação tributária prevista na Lei nº 6.442, de 31 de dezembro de 2003, e deve ser cumprido por todos os proprietários de imóveis localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Neste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade das taxas estaduais de prevenção e combate a incêndios, resgates, buscas e salvamentos, destinadas ao fundo dos Corpos de Bombeiros. Os recursos arrecadados são aplicados integralmente no fortalecimento do poder operacional, garantindo maior eficiência no cumprimento da missão institucional de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.
Importância da arrecadação
A Taxa de Bombeiros, que anteriormente era destinada exclusivamente a ações de combate a incêndios, agora também financia ações essenciais de prevenção, resgates, buscas e salvamentos, sendo um investimento fundamental para a segurança pública. Além de fortalecer as operações dos bombeiros, a arrecadação viabiliza programas de prevenção de incêndios e acidentes, bem como campanhas educativas voltadas à conscientização da população.
Essas iniciativas não apenas garantem uma resposta mais eficaz às emergências, como também contribuem para evitá-las, promovendo um ambiente mais seguro para toda a sociedade.
Veja também
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
