Desalojados e desabrigados das chuvas começam a retornar para casa em AL
De acordo com a Defesa Civil nível dos rios começam a se estabilizar com redução das chuvas

O último boletim divulgado pela Coordenação Estadual da Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira (23), mostra que houve uma redução no número de pessoas desalojadas e desabrigadas por causa das chuvas em Alagoas.
O boletim nº 5, divulgado na manhã desta sexta, registra 653 pessoas desabrigadas e 2.517 desalojadas, totalizando 2.972 pessoas afetadas pelas chuvas em 16 municípios alagoanos. São Luís do Quitunde continua sendo o município mais impactado, com 1.588 pessoas desalojadas e 386 desabrigadas, atingidas por causa do transbordamento do rio Santo Antônio.
Em Maceió, o número de pessoas afetadas pelas chuvas chega a 278, sendo 14 desabrigadas e 264 desalojadas. Mais 14 municípios também registraram pessoas desabrigadas e desalojadas: Coqueiro Seco (62); Flexeiras (48); Igreja Nova (4); Joaquim Gomes(21); Maragogi (55); Marechal Deodoro (125); Paripueira (20); Passo do Camaragibe (20), Pilar (78); Porto Calvo (52); Rio Largo (75); Roteiro (26); São Miguel dos Milagres (120) e Satuba (14).
"A nossa característica de desastre aqui é inundação. Inunda, danifica, prejudica, estraga os móveis das pessoas, mas a água com dois, três dias vai baixando e as pessoas começam a retornar para suas casas", explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo.
Moisés Melo esteve na manhã desta sexta-feira (23) em São Luís do Quitunde, um dos municípios mais afetados por enchentes, e verificou que a situação do rio Santo Antônio estava estabilizada. “Nesse momento as águas já voltaram para o leito do rio e não existe mais inundação na cidade", informou.
Porém, salientou que o dano aos patrimônios público e privado foram significativos no município que foi um dos seis municípios alagoanos que tiveram decretado situação de emergência pelo Governo do Estado na quinta-feira (22).
Além de São Luís do Quitunde, tiveram decretado situação de emergência os municípios de Coqueiro Seco, Rio Largo, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro.
O coronel Moisés Melo observou que a decretação de situação de emergência é importante para que os municípios possam aportar os recursos para fazer com que possam voltar a normalidade do mais breve período de tempo.
"O passo mais importante depois da publicação agora é o preenchimento do Formulário de Informação de Desastres, o FID, e em seguida elaborar os planos de trabalho, solicitando assistência humanitária, restabelecimento, reconstrução, limpeza de rodovias e limpeza das ruas. Para isso, tem que ser preenchido via sistema chamado S2D do Governo Federal junto à Defesa Civil Nacional", acentuou o coordenador da Defesa Civil Estadual.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita de São Luís do Quitunde entrega cestas básicas às famílias vítimas da chuva

Projeto que garante mais segurança para veículos de aplicativo e táxis de Alfredo Gaspar avança na Câmara dos Deputados

Secretaria de Cultura divulga resultado final do edital do São João em Penedo

Encontro de Mulheres do Agro em Alagoas é realizado em Penedo

Prefeitura entrega mais de 11 mil fardamentos e livros para estudantes da Rede Municipal de Palmeira
![[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar](https://img.7segundos.com.br/0lQoo62He56fumjZxXAGsMnqXKw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-23-at-161331.jpeg)
[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
