‘Secretário de Segurança é rainha da Inglaterra?’, ironiza Moraes em depoimento sobre golpe
Testemunha tentou minimizar o poder do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres sobre o comando-geral da PM
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ironizou, nesta quarta-feira (28), declarações do tenente-coronel Rosivan Correia de Souza, ex-coordenador da SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal). O militar prestou depoimento em ação sobre tentativa de golpe no 8 de Janeiro como testemunha do ex-secretário Anderson Torres.
Rosivan afirmou que a PM não tinha uma relação de “subordinação” com a secretaria, mas sim um “vínculo”. Ou seja, tentou minimizar o poder de Torres sobre o Comando-Geral da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal).
“O secretário de segurança é uma Rainha da Inglaterra aqui?”, ironizou Moraes.
Rosivan, então, afirmou que “não diria uma rainha da Inglaterra, mas, aqui, atualmente a gente até tem uma vinculação que é mais forte. Hoje, existe até mais questão de subordinação”. Logo depois, o ministro determinou a dispensa do depoente.
Depoimento
Rosivan confirmou que participou de uma reunião em 6 de janeiro de 2023, dois dias antes dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo ele, o encontro envolveu diferentes órgãos de segurança pública, mas ele não soube precisar quem exatamente participou.
“Eu participei, sim, de uma reunião na sexta-feira, dia 6. Agora eu não vou lembrar de todos que participaram. Tiveram várias IOASES [instituições], todas as forças e agências participaram dessa reunião”, afirmou.
Ele disse que, naquele momento, as informações disponíveis eram escassas. “A verdade é que as informações que a gente tinha eram as que estavam nas redes de alerta. Tinha poucas informações em relação às manifestações que poderiam acontecer.”
Rosivan também foi questionado sobre o acesso dos manifestantes à Praça dos Três Poderes. Ele respondeu que o padrão de planejamento costumava permitir acesso à área em eventos de natureza semelhante. “A verdade é que sempre, em todos os eventos dessa natureza, a gente previa o maior acesso à Praça dos Três Poderes”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Bola usada por crianças atinge moto e provoca acidente em Campo Alegre
Carro capota na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió
Agente da Polícia Militar de São Paulo dispara acidentalmente contra a própria perna
Michelle visita Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal em Brasília
PF cumpre mandado de busca e apreensão sobre suspeita de fraude no Enem
Mano Walter publica vídeo emocionante em homenagem à sogra que faleceu sábado (22)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
