‘Secretário de Segurança é rainha da Inglaterra?’, ironiza Moraes em depoimento sobre golpe
Testemunha tentou minimizar o poder do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres sobre o comando-geral da PM

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ironizou, nesta quarta-feira (28), declarações do tenente-coronel Rosivan Correia de Souza, ex-coordenador da SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal). O militar prestou depoimento em ação sobre tentativa de golpe no 8 de Janeiro como testemunha do ex-secretário Anderson Torres.
Rosivan afirmou que a PM não tinha uma relação de “subordinação” com a secretaria, mas sim um “vínculo”. Ou seja, tentou minimizar o poder de Torres sobre o Comando-Geral da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal).
“O secretário de segurança é uma Rainha da Inglaterra aqui?”, ironizou Moraes.
Rosivan, então, afirmou que “não diria uma rainha da Inglaterra, mas, aqui, atualmente a gente até tem uma vinculação que é mais forte. Hoje, existe até mais questão de subordinação”. Logo depois, o ministro determinou a dispensa do depoente.
Depoimento
Rosivan confirmou que participou de uma reunião em 6 de janeiro de 2023, dois dias antes dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Segundo ele, o encontro envolveu diferentes órgãos de segurança pública, mas ele não soube precisar quem exatamente participou.
“Eu participei, sim, de uma reunião na sexta-feira, dia 6. Agora eu não vou lembrar de todos que participaram. Tiveram várias IOASES [instituições], todas as forças e agências participaram dessa reunião”, afirmou.
Ele disse que, naquele momento, as informações disponíveis eram escassas. “A verdade é que as informações que a gente tinha eram as que estavam nas redes de alerta. Tinha poucas informações em relação às manifestações que poderiam acontecer.”
Rosivan também foi questionado sobre o acesso dos manifestantes à Praça dos Três Poderes. Ele respondeu que o padrão de planejamento costumava permitir acesso à área em eventos de natureza semelhante. “A verdade é que sempre, em todos os eventos dessa natureza, a gente previa o maior acesso à Praça dos Três Poderes”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
