Alagoas conclui participação na “Missão Oriente Médio” e apresenta propostas para investidores internacionais
Estado apresentou projetos estratégicos como o aeroporto de Maragogi e o Canal do Sertão
A Missão Oriente Médio, liderada pelo Consórcio Nordeste, chegou ao fim com resultados promissores para a região, especialmente para o Estado de Alagoas. Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Júlio Cezar, integrou a comitiva, levando ao mundo árabe o potencial de investimentos que o estado oferece na área de infraestrutura.
Para Júlio Cezar, a participação na missão foi extremamente positiva, além de representar uma grande oportunidade de promover o estado internacionalmente. O Estado apresentou projetos estratégicos como o aeroporto de Maragogi e o Canal do Sertão.
“Tivemos a oportunidade de abrir diálogo com grandes investidores e fundos soberanos, que demonstraram forte interesse em projetos como o aeroporto Costa dos Corais e em parcerias comerciais. Sem dúvidas, a missão gerará frutos importantes para o desenvolvimento do nosso estado. O nosso governador Paulo Dantas tem esse olhar para o futuro e para uma Alagoas de novas oportunidades para todos”, comentou.
Durante os painéis temáticos e as rodadas de negócios realizadas em países estratégicos da região, o secretário apresentou projetos prioritários com foco em investidores internacionais. Um dos destaques foi o Aeroporto Internacional Costa dos Corais, que está sendo construído em Maragogi com investimentos do Governo de Alagoas na ordem de 60 milhões de dólares. A nova estrutura terá capacidade para operar aeronaves de grande porte, ampliando conexões turísticas e comerciais.
Outro ativo estratégico apresentado foi o Porto de Maceió, cuja localização privilegiada e capacidade de escoamento – com mais de 2,6 milhões de toneladas movimentadas entre granéis sólidos, líquidos e carga geral em 2024 – o tornam altamente atrativo para parcerias privadas. O Estado sinalizou a abertura de concessões para ampliação e modernização do porto, fortalecendo a logística regional em parceria com o Governo Federal.
Na área de recursos hídricos, Alagoas apresentou o projeto de concessão do trecho alagoano do Canal do Sertão, estruturado para atrair investimentos em irrigação e no fortalecimento do agronegócio. O canal é visto como um vetor de transformação para pequenos, médios e grandes produtores da região semiárida, com potencial para alavancar culturas de alto valor voltadas à exportação.
Também esteve entre os projetos de destaque o Bloco D do Saneamento Básico, que abrange 28 municípios alagoanos. Com modelo de concessão já consolidado e reconhecida experiência em parcerias público-privadas na área, o Estado busca expandir sua cobertura de saneamento com apoio da iniciativa privada, garantindo melhorias na saúde pública e na qualidade de vida da população.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
