Câmara de Japaratinga convoca para hoje posse de vereadores e eleição da Mesa Diretora
Novos parlamentares substituem candidatos do MDB e eleição para presidente foi anulada
A Câmara de Japaratinga convocou para esta quinta-feira (14) a posse dos quatro novos vereadores que assumirão os cargos na cidade do Litoral Norte de Alagoas. A Casa Legislativa também convocou para hoje uma sessão extraordinária para a eleição da nova Mesa Diretora para a continuação do biênio 2025-2026. Os novos parlamentares foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (13), no Fórum Domingos Fernandes Calabar, na cidade de Porto Calvo.
O Poder Legislativo emitiu nesta quarta-feira (13) o ofício circular convocando os parlamentares japaratinguenses para a sessão solene de posse nesta quinta, a partir das 16h, na sede da Câmara Municipal, no bairro Centro. Serão empossados: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’ (PSB).
Na programação, após uma hora e 30 minutos da posse dos quatro novos parlamentares, os vereadores irão eleger a nova Mesa Diretora, já que os vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que tiveram os diplomas cassados faziam parte da Mesa Diretora. A Justiça anulou a votação que ocorreu no dia 27 de julho de 2025, que tinha eleito Jardson Francisco de Almeida ‘Irmão Jady’ (Republicanos-AL) como presidente.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada por por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB) e decidiu anular, por unanimidade, todos os 3.067 votos do MDB para o cargo de vereador na cidade do Litoral Norte de Alagoas. Com a decisão, perderão os mandatos: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera'. Além disso, a candidata Carla Lins se tornou inelegível.
A Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024. Apesar da ação, Pôly ficou de fora da nova formação da Casa Legislativa.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias
HGE orienta a população sobre como se alimentar bem para manter a saúde no Carnaval
Defensoria Pública reconhece atuação de Cabo Bebeto em pautas sociais em Alagoas
Polícia identifica cinco suspeitos de matar jovem por engano no Jacintinho
Rafael Brito repudia falta de responsabilidade da Educação de Maceió com crianças autistas
Seprev promove conscientização sobre segurança no carnaval em Arapiraca
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
