Câmara de Japaratinga convoca para hoje posse de vereadores e eleição da Mesa Diretora
Novos parlamentares substituem candidatos do MDB e eleição para presidente foi anulada
A Câmara de Japaratinga convocou para esta quinta-feira (14) a posse dos quatro novos vereadores que assumirão os cargos na cidade do Litoral Norte de Alagoas. A Casa Legislativa também convocou para hoje uma sessão extraordinária para a eleição da nova Mesa Diretora para a continuação do biênio 2025-2026. Os novos parlamentares foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (13), no Fórum Domingos Fernandes Calabar, na cidade de Porto Calvo.
O Poder Legislativo emitiu nesta quarta-feira (13) o ofício circular convocando os parlamentares japaratinguenses para a sessão solene de posse nesta quinta, a partir das 16h, na sede da Câmara Municipal, no bairro Centro. Serão empossados: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’ (PSB).
Na programação, após uma hora e 30 minutos da posse dos quatro novos parlamentares, os vereadores irão eleger a nova Mesa Diretora, já que os vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que tiveram os diplomas cassados faziam parte da Mesa Diretora. A Justiça anulou a votação que ocorreu no dia 27 de julho de 2025, que tinha eleito Jardson Francisco de Almeida ‘Irmão Jady’ (Republicanos-AL) como presidente.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada por por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB) e decidiu anular, por unanimidade, todos os 3.067 votos do MDB para o cargo de vereador na cidade do Litoral Norte de Alagoas. Com a decisão, perderão os mandatos: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera'. Além disso, a candidata Carla Lins se tornou inelegível.
A Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024. Apesar da ação, Pôly ficou de fora da nova formação da Casa Legislativa.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
