Política

Bolsonaro pode ser alvo de nova denúncia da PGR às vésperas de julgamento no STF

PGR tem até esta segunda para se manifestar sobre inquérito da PF que indiciou ex-presidente

Por R7 01/09/2025 09h09
Bolsonaro pode ser alvo de nova denúncia da PGR às vésperas de julgamento no STF
Bolsonaro durante interrogatório na 1ª Turma do STF sobre trama golpista - Foto: Ton Molina/STF

A PGR (Procuradoria-Geral da República) tem até esta segunda-feira (1º) para enviar ao STF (Supremo Tribunal Federal) um parecer sobre a investigação da Polícia Federal que culminou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do filho dele Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Segundo a corporação, os dois tentaram atrapalhar a ação penal da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, da qual o ex-presidente é réu.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pode oferecer uma denúncia contra os dois, pedir o arquivamento do caso ou solicitar novas diligências à Polícia Federal.

Além disso, a PGR precisa se manifestar sobre o suposto descumprimento de medidas cautelares por parte de Bolsonaro e sobre um documento encontrado no celular do ex-presidente com um pedido de asilo político na Argentina.

No relatório final da investigação, a PF informou ver indícios dos crimes de coação no curso do processo e abolição violenta do Estado democrático de Direito por parte de Bolsonaro e Eduardo.

O ministro Alexandre de Moraes deu cinco dias para a PGR analisar os documentos. Esse é o prazo para manifestação do órgão nos casos em que um dos investigados está preso — Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.

A posição da PGR será divulgada um dia antes do início do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Nesta terça-feira (2), a Primeira Turma do STF começa a julgar o ex-presidente e outros sete réus no caso.