Prometida há 9 meses, Sala Lilás do CISP continua fechada e mulheres fazem apelo nas redes sociais
Inauguração da sala está prevista para o fim do mês, segundo prefeitura
A abertura da Sala Lilás que está localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Palmeira foi anunciada no mês de dezembro de 2021 ainda durante o comando de Alfredo Gaspar de Mendonça na Secretária de Segurança Pública (SSP/AL) e logo após a inauguração do novo centro de segurança.
A sala que pretende acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, receber as denúncias e dar o apoio necessário para as vítimas de agressão foi uma iniciativa de integrantes da justiça, policias Civil e Militar, OAB e mulheres que passaram por esse sofrimento.
A sala continua fechada até hoje. Diante do atraso para entrega da sala, um apelo foi realizado nas redes sociais nesta segunda-feira (1) por mulheres que desejam que o espaço funcione o mais rápido possível.
"Inicio o primeiro dia do Agosto Lilás, compartilhando, novamente, uma iniciativa que tivemos, com a parceria do ex-secretário de segurança pública, @alfredogasparoficial , de implantar no Cisp de Palmeira dos Índios uma sala para atendimento especializado as mulheres em situação de violência doméstica. Sala esta que nunca funcionou. Aqui faço um apelo, em nome das mulheres Palmeirenses, para que as autoridades competentes deem início as devidas providências," postou Mariana Moema, servidora da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios.
Cláudia Barbosa foi vítima de violência e escreveu sobre a importância da Sala Lilás. "Precisamos desse atendimento especializado urgentemente. Fui vítima de violência doméstica e sei o quanto e difícil entrar em uma delegacia para prestar depoimento. Muitas de nós mulheres desistimos, pois não é fácil. É constrangedor, é humilhante. Somos mulheres e não podemos ser somente mais um número de uma estatística," disse ao repostar a publicação de Mariana.
"Lembro-me da nossa primeira reunião, quão produtiva foi e vislumbro o quanto avançamos desde lá. Mas, agora falta o principal, o atendimento das mulheres vítimas de violência na sala especializada. Unidas (os) mais uma vez vamos conseguir!" escreveu a advogada Mirele Andrade ao compartilhar o post.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a Sala Lilás está prevista para ser inaugurada no fim deste mês de agosto fazendo parte das ações do Agosto Lilás, campanha que visa chamar atenção para o combate à violência contra a mulher.
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
